O Portas Abertas disponibiliza os ambientes da Instituição para o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e de lazer, além da oferta de cursos. O programa ocorre no período noturno e nos finais de semana.
Voltado para o público de 18 a 29 anos, o Primeira Chance é direcionado para quem está em busca do primeiro emprego ou deseja empreender e criar seu próprio negócio. O programa é realizado em oito módulos com diferentes temas. Requisitos: estar cursando o Ensino Médio ou Ensino Médio Completo e mais os critérios do Qualifica São José, onde serão feitas as inscrições.
O Agente Cidadão tem como objetivo auxiliar a inserção de jovens entre 16 a 19 anos no mercado de trabalho, estimulando a geração de renda e o desenvolvimento pessoal e profissional. O agente terá vivência em órgãos públicos municipais durante 6 meses, será imerso em atividades práticas para o aprendizado quatro vezes na semana durante 4 horas por dia. Receberá contrapartida financeira no valor de R$ 400,00, vale transporte, uniforme e qualificação profissional do Cephas na modalidade EaD com carga horário de 160 horas.
O Programa Jovem Aprendiz é uma forma de contratação de profissionais de 14 a 24 anos com o objetivo de estimular o primeiro emprego e a formação profissional. A iniciativa é fruto da Lei nº.10097/2000 da Aprendizagem, que diz que todos os estabelecimentos devem empregar um número de jovens aprendizes que corresponda de 5% a 15% do total de seus funcionários.
O Empreenda On Jovem contempla o técnico e o comportamental para tornar os participantes profissionais mais preparados e motivados para as oportunidades do mercado na área de inovação tecnológica. Direcionado para os alunos dos Centros de Inovação.
O Programa Certifica Cephas, visa certificar profissionais locais por meio de um processo abrangente que inclui entrevistas, atividades teóricas e práticas. Com o objetivo de validar competências e facilitar a inserção ou reinserção no mercado de trabalho, o programa oferece certificações em diversas profissões, abrindo 30 vagas em cada uma delas na fase inicial. O reconhecimento bem-sucedido resultará em documentos como diploma e certificado, destacando o compromisso da iniciativa com o desenvolvimento profissional e econômico da região.
O presente ACORDO tem por objeto a conjugação de esforços para implementação do
Programa Ativa Juventude (“PROGRAMA”), voltado ao combate à evasão escolar por meio do
desenvolvimento de competências socioemocionais de jovens em situação de vulnerabilidade
social, regularmente matriculados no 9º ano da rede pública de ensino.
Oferecido pela Prefeitura por meio da Fundhas, o Projeto Digital Influencer tem como objetivo desenvolver habilidades, trazer conhecimentos para vendas e criação de conteúdo por meio das redes sociais.
O profissional formado terá competência para atuar como Digital Influencer e Social Media.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o programa De Férias com a Fundhas tem o propósito de atender integralmente as crianças e adolescentes que poderiam, durante este período, estar expostos a vulnerabilidades ambientais e sociais. O Projeto contempla crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em três polos regionalizados, nas zonas sul, leste e norte. Para os adolescentes, são oferecidos cursos de educação profissional nas modalidades EAD e presencial. A programação tem atividades lúdicas, recreativas, culturais, oficinas, gincanas, jogos pedagógicos e a tradicional Ruas de Lazer.
Em parceria com a Johnson & Johnson Global, o projeto tem como objetivo preparar adolescentes para o ingresso no ensino superior em áreas da saúde, ciência, tecnologia, engenharia, matemática, design e manufatura. O desenvolvimento se dá por meio de encontros quinzenais, com duração de cinco horas (total de 70h/ano).
Dentro do escopo do projeto são trabalhadas as seguintes atividades: enriquecimento acadêmico, preparação para o ensino superior e conhecimento das possibilidades de carreiras nas áreas propostas.
Os alunos também participam de visitas às universidades parceiras, imersão nas atividades das carreiras nas empresas parceiras com a J&J, palestras e feiras. O Brasil é o primeiro país na América do Sul a receber o BTE.