Institucional

Institucional

Quem Somos

A Fundação Hélio Augusto de Souza, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, é o maior programa social da cidade, possuindo 16 Unidades. Destas, são 10 unidades de atendimento a criança e adolescente, 3 unidades de qualificação profissional e o Cephas, (Polo Cephas Sul e Polo Cephas Parque Tecnológico) que oferece programa de Aprendizagem Profissional, cursos técnicos em diversas áreas e diversas oportunidades de capacitação profissional para a comunidade. 

A Instituição conta com uma média de 600 funcionários trabalhando em diversos setores e projetos para oferecer o melhor aos milhares de atendidos.

Contamos também com programas voltados à capacitação profissional para comunidade.

Nosso Propósito

Transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens oferecendo acolhimento, oportunidades e formação profissional. 

Hélio Augusto de Souza

A Instituição leva o nome do idealizador e precursor de ações sociais e educativas, o assistente social Hélio Augusto de Souza. Nascido em 27 de junho de 1947, em São Paulo, Hélio trabalhou como comerciante, professor, entre outras funções, participou da criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), foi prefeito de São José na década de 80 e atuou expressivamente em movimentos sociais e políticos.

O que é a FUNDHAS?

A FUNDHAS (Fundação Hélio Augusto de Souza) é o maior programa social do município de São José dos Campos. Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos é uma instituição sem fins lucrativos que desde 1987 atende crianças, adolescentes e jovens do município, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. A DECA (Diretoria Especializada em Crianças e Adolescentes) atende em suas 10 unidades, divididas por regiões, crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, no contra turno escolar. Para as idades subsequentes, a FUNDHAS conta com o CEPHAS (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que desenvolve educação profissional, iniciando com a Empregabilidade dos adolescentes, dos 15 aos 18 anos, atendendo em quatro unidades, com a possibilidade posterior de ingresso no ensino formal técnico, via Vestibulinho do Cephas.

Nosso foco

A FUNDHAS desenvolve seus trabalhos com foco em “fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes” e ser excelência nas ações socioeducativas propostas, que possam viabilizar a emancipação social. 
A instituição compreende a emancipação social como uma aquisição processual de concepções e fazeres que fortalecem o sujeito promove intervenções de caráter preventivo e proativo no desenvolvimento e formação integral do sujeito, considerando suas capacidades e potencialidades, fortalecendo sua tarefa de superação diante dos obstáculos e para o alcance de alternativas emancipatórias. 

O que fazemos?

A FUNDHAS oferece atividades socioeducativas pautadas nos 04 Pilares da Educação (UNESCO): Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer, distribuídas em campos de aprendizagem como: o da Convivência, Proficiência Comunicativa e Matemática, Pensamentos Crítico/Científico, Acesso e Usufruto aos Serviços Básicos, Participação e Protagonismo, Iniciação Profissional e a Aplicação dos Saberes, distribuídas e Eixos/Áreas de Conhecimentos.