Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Depoimentos

Adriano Tacilo Ribeiro

Adriano Tacilo Ribeiro



"Engenheiro, reside na França e trabalha atualmente na Airbus."




“O projeto de Hélio Augusto de Souza teve um enorme impacto na minha trajetória. Ainda nas suas fases iniciais, a Cosemt acolheu um primo e anos mais tarde estávamos nós, quatro irmãos, fazendo parte da Fundhas.

Foi lá que passei 10 anos de minha infância e adolescência. A Fundhas foi uma experiência muito rica, lá passávamos as tardes com atividades recreativas, complementares ao aprendizado da escola pública, jogávamos bola, tínhamos contato com hortas, vivenciávamos nossa cultura em rodas de Capoeira.

Vínhamos de um bairro carente, nosso pai cavava poços, nossa mãe cuidava da casa e fazia artesanatos. Tínhamos possibilidades e oportunidades limitadas, a Fundhas é um ambiente de acolhimento necessário e para muitas crianças e adolescentes, a única verdadeira oportunidade de desenvolvimento que terão numa fase tão crucial de suas vidas.

Foi lá que descobrimos aos poucos o computador que então surgia, pelos idos anos de 1999. Foi uma experiência compartilhada, sobretudo com minha irmã mais nova, que hoje é uma excelente veterinária. E como ela, tive a oportunidade de conviver com outras tantas crianças talentosas, que mais tarde viriam a se tornar técnicos, apresentadores, doutores, psicólogos, advogados, pais, mães, sobretudo cidadãos.

A Fundhas foi durante anos o suporte financeiro para meus estudos no SENAI, meus pais não tinham como arcar com o transporte e alimentação dos 5 filhos e foi graças ao projeto que pudemos iniciar na formação profissional. Anos mais tarde entrei no CEPHAS onde estudei mecânica. Fiz bons amigos por lá, e graças a essa formação consegui meu primeiro emprego como assistente de produção na Embraer. Anos mais tarde e por intermédio de um projeto social dos alunos do ITA, o Casd Vestibulares, pude ingressar no curso de engenharia da Escola Politécnica da USP. Foi uma conquista incrível, não simplesmente pessoal, mas uma conquista que 35 anos depois compartilho com Hélio Augusto de Souza e todos aqueles que contribuem para realizar seu sonho.

A USP me abriu oportunidades que nem poderia imaginar, pude estudar em excelentes universidades da França, retornei ao Brasil, terminei um mestrado no ITA e realizei meu sonho de me tornar um engenheiro. Hoje moro na França, trabalho na Airbus com simuladores de voo e espero um dia poder em uma de nossas visitas ao Brasil apresentar um pouco da minha história na Fundhas à minha nova família francesa.

Em toda minha trajetória sempre busquei me dedicar ao máximo porque sei quão raras são as oportunidades que temos acesso e o peso que cada vitória possui, e que vão muito além do plano individual. Toda vez que um ex-adolescente da Fundhas consegue um emprego; participa das tarefas escolares de seus filhos; se torna um empreendedor; obtém um diploma; entra em uma universidade; realiza seu sonho; ele demonstra a importância do projeto e que ele tem dado ao longo dos anos muitos frutos; confirmando que, o que precisamos para mudar o cenário de desigualdade social é termos igualdade de oportunidades, há muito a ser feito, mas a Fundhas já demonstrou que pode contribuir de forma importante para essa transformação”.