18/11/2025 10:24

A mostra apresenta trabalhos produzidos por crianças e adolescentes da fundação – Foto: PMSJC
Henrique Macedo
Fundhas
A Expo Fundhas, que acontece em todas as unidades da Fundação Hélio Augusto de Souza, chegou na segunda-feira (17) à unidade leste com o tema O Sonho Real Sou Eu. A mostra apresenta trabalhos artísticos, teatrais e pedagógicos produzidos pelas crianças e adolescentes atendidos, valorizando os sonhos, a identidade e o território onde vivem.
De acordo com Ronaldo Oliveira, supervisor da Fundhas, a exposição foi construída a partir da reflexão sobre a importância do local onde moram na formação de cada participante. “Eles trabalharam muito o sentido e o significado do território na vida de cada um. A mostra está fundamentada nas estruturas dos bairros, nas sugestões de melhoria e na identidade sociocultural da região leste. Tudo foi produzido de maneira artística e criativa pelos próprios atendidos.”

O evento também recebeu a visita do coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Wagner Machado, que ressaltou o impacto do processo educativo. “Percebo o desenvolvimento e a percepção da criança e do adolescente, entendendo que seus sonhos podem se transformar em realidade com apoio, orientação e responsabilidade do poder público e da sociedade civil.”

Alunos criativos
A mostra emocionou familiares, que puderam acompanhar de perto o resultado dos projetos. Karen Santana, motorista e mãe da atendida Pietra, destacou a criatividade das salas. “Estou adorando. Cada sala é diferente da outra. Estou amando tudo.”
Os atendidos também compartilharam as criações. Pietra Santana, 12 anos, contou que produziu atividades relacionadas ao futuro profissional. “Trabalhei nas salas das professoras Isabela e Jéssica. Coloquei meus sonhos e o que quero ser: veterinária.”

Pietra e Karen: sonho de ser veterinária | Foto: PMSJC
O mesmo desejo é compartilhado por Eduarda da Silva, 13 anos. “Quero ser veterinária porque vejo muitos animais na rua sem cuidado. Quero ajudar e cuidar deles.”

Eduarda também quer cuidar de animais | Foto: PMSJC
Para Jéssica Rodrigues, mãe de uma das atendidas na unidade, a exposição inspira esperança. “Cada trabalho é impressionante. Eles escolheram o que desejam ser no futuro. Que Deus conceda tudo o que colocaram ali.”
Entre os projetos apresentados, uma das salas se inspirou no filme O Menino que Descobriu o Vento. Os alunos construíram maquetes e experimentos com elementos da cultura maker.
“A professora Suzy trabalhou o filme e criamos maquetes e latinhas onde colocamos nossos sonhos”, explicou Gabriel Gonçalves, 14 anos. “Meu sonho é me tornar engenheiro mecânico.”

Gabriel: inspiração veio depois de assistir o filme | Foto: PMSJC
A Expo Fundhas segue ao longo da semana nas demais unidades da fundação, reforçando o compromisso com a educação, criatividade e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.