Atualizado em 07/11/2025 – 12:24

O evento marcou o fim de um ciclo de aprendizado que, ao longo do ano, passou por 10 unidades da Fundhas – Foto: PMSJC
Henrique Macedo
Fundhas
O auditório do Cephas recebeu nesta sexta-feira (7) a cerimônia de encerramento do programa Bombeiro nas Escolas, uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).
O evento marcou o fim de um ciclo de aprendizado que, ao longo do ano, passou por 10 unidades da Fundhas, levando orientações importantes sobre segurança, prevenção de acidentes e primeiros socorros a centenas de crianças e adolescentes.

Representante do Corpo de Bombeiros durante a cerimônia | Foto: PMSJC
O cabo Heliomar Osses, do Corpo de Bombeiros, destacou o sucesso do programa e a recepção positiva dos atendidos. “Hoje é a formatura de encerramento do programa Bombeiro nas Escolas para as unidades da Fundhas. Estivemos em 10 unidades, levando informações sobre como acionar o Corpo de Bombeiros, cuidados em casa, prevenção de acidentes, segurança ao atravessar ruas e até noções de primeiros socorros. O retorno das crianças foi maravilhoso, elas participaram, responderam e mostraram muito interesse”, disse.
“Em algumas unidades, esperavam o bombeiro chegar com empolgação. Foi muito gratificante e esperamos continuar essa parceria em 2026”, destacou cabo Osses. 
Crianças puderam conhecer equipamentos de combate a incêndio | Foto: PMSJC
Aprendizados
Durante o programa, as atividades envolveram dinâmicas e demonstrações práticas. A aluna Isabelle Lima Ferraz, de 9 anos, da unidade Parque Industrial, contou o que aprendeu. “Foi muito legal e produtivo. A gente aprendeu sobre o oxigênio, o calor e como o fogo acontece. Eu participei de uma atividade como o ‘oxigênio’, e o bombeiro explicou sobre o número de emergência e como se cuidar para evitar acidentes em casa”, contou.
Já Ester Tertuliano, de 13 anos, também da unidade Parque Industrial, destacou a importância do conhecimento adquirido. “Aprendi várias coisas que eu não sabia e manobras de primeiros socorros, por exemplo o que fazer em caso de engasgo ou convulsão”, disse. 
Atendidos receberam certificados do Corpo de Bombeiros | Foto: PMSJC
Para o gestor Flávio Messias, a iniciativa tem impacto que vai além das salas da Fundhas.
“Foi uma parceria brilhante entre a Fundhas e o Corpo de Bombeiros. Muitas vezes os alunos não têm acesso a essas informações em casa. O que eles aprendem aqui, compartilham com a família e podem até salvar vidas. É um conhecimento que forma cidadãos mais conscientes e preparados”, frisou o gestor.
O programa Bombeiro nas Escolas reforça o compromisso da Fundhas em promover ações educativas que unem cidadania, responsabilidade e segurança, preparando seus atendidos para lidar com situações do dia a dia com mais confiança e cuidado.