Atualizado em 13/02/2026 – 16:15

Com oficinas de máscaras e desfile de fantasias, a folia tomou conta das unidades da Fundhas garantindo momentos de alegria, integração e aprendizado. – Foto: PMSJC
Henrique Macedo
Fundhas
As unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) entraram no clima de Carnaval e promoveram uma programação especial para crianças e adolescentes atendidos.
Com oficinas de máscaras e desfile de fantasias, a folia tomou conta dos espaços, garantindo momentos de alegria, integração e aprendizado.

O Carnaval contagia as crianças | Foto: PMSJC
Durante a semana, os educandos participaram da confecção de máscaras carnavalescas, explorando cores, brilhos e diferentes materiais. A atividade estimulou a criatividade e a expressão artística, além de fortalecer a convivência entre os atendidos.
Para Isabelle Lima Ferraz, de 10 anos, que está na Fundhas há quatro anos, o momento é de pura diversão. “Eu curto sim. Gosto da parte da música, da dança, de se divertir”, contou.
Desfile de fantasias na unidade Parque Industrial | Foto: PMSJC
Já Melissa Passos, de 14 anos, atendida desde 2023, destacou o valor cultural da data. “Eu não curto muito Carnaval, mas gosto bastante de cultura, acho que é única, uma coisa nossa. Gosto bastante do jeito que as pessoas se vestem. Por ser uma coisa só nossa, eu gosto bastante”, afirmou.

Hanna Pinheiro ressaltou a ligação afetiva com a festa. “Eu nasci no Maranhão e lá tem bastante coisa assim, de fantasia e Carnaval”, comentou, lembrando das tradições culturais do seu estado de origem.

Crianças fizeram as próprias máscaras | Foto: PMSJC
Além das oficinas, as unidades promoveram desfile de fantasias, transformando os espaços em verdadeiros bailinhos. Personagens criativos, super-heróis e produções autorais deram o tom da festa.