Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Fundhas começa admissão de jovens no Agente Cidadão


Atualizado em 10/02/2026 – 16:39

Dos 340 inscritos, 150 candidatos foram selecionados para trabalhar em órgãos da Prefeitura

Kaylani e a avó: felizes com a conquista; a jovem é uma entre os 150 candidatos selecionados – Foto: PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) iniciou nesta segunda-feira (9) o processo de admissão dos jovens aprovados no programa Agente Cidadão. O atendimento segue até o dia 13 de fevereiro.

Dos 340 inscritos, 150 candidatos foram selecionados após análise baseada nos critérios estabelecidos na lei que institui o programa. Os jovens começam a atuar em órgãos da Prefeitura de São José dos Campos a partir do dia 9 de março.

Criado em julho de 2022, o Agente Cidadão já beneficiou mais de mil adolescentes e jovens, oferecendo a primeira oportunidade de inserção no mercado de trabalho aliada à qualificação profissional.

Oportunidade

Entre os aprovados está Kaylani Santos, de 16 anos, moradora do bairro Novo Horizonte, na região leste. A jovem conta que ficou sabendo do programa por meio da família e não esconde a felicidade ao ser selecionada.

“Mandaram o link no grupo da família e falaram pra eu fazer a inscrição. Eu entrei, fiz tudo certinho e, no dia 28, recebi a mensagem dizendo que eu tinha sido aceita. Fiquei muito feliz, muito contente mesmo”, afirmou.

Acompanhando Kaylani no primeiro dia de atendimento, a avó Rosângela Ribeiro falou sobre a emoção da família e a importância da oportunidade.

“A gente estava muito ansiosa. Quando ligaram pra ela dizendo que tinha passado, ficou toda feliz. É a primeira chance dela ter um emprego. Ela já estava preocupada, dizendo que ia fazer 17 anos e precisava trabalhar, mas tudo tem sua hora. Foi uma sorte e uma grande oportunidade”, disse.


Outro jovem aprovado foi Maicon Gonçalves, também de 16 anos, que demonstrou entusiasmo com o início da nova etapa. “É muito bom ter essa oportunidade. Agora é ansiedade pra começar e começar bem”, comentou. Maicon revelou ainda preferência por atuar na área esportiva.

“Eu pratico esporte, gosto bastante. Seria muito bom se tivesse uma chance na Secretaria de Esporte. No futuro, quero seguir algo nessa área, como Educação Física”, contou.


Maicon com a camiseta do programa Agente Cidadão | Foto: PMSJC

Primeiro emprego

Durante seis meses, os jovens selecionados atuarão quatro dias por semana, por quatro horas diárias, em atividades práticas de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da Administração Municipal.

Uma vez por semana, os participantes terão acesso à qualificação profissional por meio de cursos de ensino a distância oferecidos pelo Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Os aprovados receberão uma contrapartida financeira de R$ 400 por mês, além de vale-transporte e uniforme, reforçando o compromisso da Fundhas com a formação cidadã, profissional e social dos jovens do município.