Atualizado em 22/10/2025 – 17:49

A nova parceria com o Instituto Passando a Guarda foi firmada neste mês – Foto: PMSJC
Henrique Macedo
Fundhas
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) iniciou, em outubro de 2025, uma nova parceria com o Instituto Passando a Guarda, com vigência inicial de 12 meses. A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de prática esportiva e promover valores como disciplina, respeito, cooperação e trabalho em equipe entre os atendidos da instituição.
As atividades estão sendo realizadas nas unidades Alto da Ponte, Jardim São José II e Sede (Parque Industrial), com modalidades de Judô, Futsal, Handebol e Futebol Society. O projeto oferece atendimento direto a até 80 participantes no Judô, 100 no Futsal e Handebol e 100 no Futebol Society, proporcionando vivências esportivas que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos.

Crianças aprendem os fundamentos do esporte | Foto: PMSJC
Todo o material esportivo e a equipe profissional responsável pela execução das atividades são integralmente fornecidos pelo Instituto Passando a Guarda, sem custo para a Fundhas.
A parceria reforça o compromisso da Fundhas com o esporte como instrumento de inclusão social, formação cidadã e transformação de vidas, fortalecendo o papel da instituição na promoção de oportunidades para crianças e adolescentes de São José dos Campos.
Futsal no Jardim São José II
Durante o início das atividades, os alunos demonstraram entusiasmo com as novas modalidades esportivas.
Bruno Ferreira, de 11 anos, participa das atividades no Jardim São José II e contou que escolheu o futsal por paixão pelo esporte. “Eu escolhi o futsal porque eu gosto de jogar bola. Tô achando o projeto maneiro. Quero seguir e me tornar jogador”, disse o estudante, que costuma atuar como zagueiro.
Isadora de Oliveira, também de 11 anos, está na Fundhas desde o início das atividades na unidade e participa de mais de uma modalidade.
“Eu quero aprender alguma coisa nova. Já joguei futebol, fui goleira, depois comecei no basquete. Agora faço handebol e futsal na Fundhas e continuo o basquete em casa. Eu gosto muito de esporte”, contou.
Isadora tem aproveitado as aulas de futsal | Foto: PMSJC
Para Igor Oliveira de Jesus, de 12 anos, as aulas têm sido uma experiência empolgante. “Estou gostando demais das aulas, amando mesmo. Já tinha feito futsal antes, mas aqui tá muito legal”, disse.
Segundo José Putarov Júnior, presidente do Instituto Passando a Guarda, a parceria com a Prefeitura de São José dos Campos está sendo produtiva.
“Esse projeto, a Escola de Esportes, tem como foco introduzir crianças em situação de vulnerabilidade social no cenário esportivo. Aqui elas têm vivência das modalidades, aprendem fundamentos e convivem em grupo, o que também é uma parte social importante. Começamos com turmas mistas e, mais pra frente, vamos dividir por sexo conforme o desenvolvimento”, explicou.
Além das modalidades oferecidas na Fundhas — futsal, handebol, judô e futebol society — o Instituto também mantém atividades de tênis de campo em parceria com a Prefeitura, ampliando ainda mais o alcance das ações esportivas e sociais no município.