O Cephatron, time de robótica do Cephas, participa neste fim de semana (7 e 8 de dezembro) da final do TBR (Torneio Brasileiro de Robótica), em Guarulhos (SP).
A equipe, formada por professor, mentor, alunos e familiares, conquistou a vaga para a final em outubro passado, durante campeonato em um colégio de São José dos Campos.
Segundo a equipe técnica do Cephas, a participação do time em torneios é uma oportunidade de ampliar aprendizados e a visão de mundo por meio de ações práticas.
Premiação
O Cephatron coleciona premiações nacionais e internacionais desde 2006 e tem como objetivo principal a disseminação da Ciência e da Tecnologia buscando a transformação da comunidade local e do entorno.
Em setembro, o Cephatron participou da competição Offseason de FRC (First Robotics Competition) do Brasil, em Novo Hamburgo (RS).
O grupo se reúne aos sábados para aulas, execução de projetos e preparação para os torneios.
Reestruturação, aprendizado e protagonismo
O time passa por reestruturação visando adequação dos procedimentos, a implementação de processo seletivo para escolha de membros, a inclusão de familiares e responsáveis dos alunos na equipe. A análise de inclusão de novas competições no calendário anual, entre outras ações com foco em torneios e disputas nacionais, são algumas das atribuições dos novos membros.
O Cephatron
O time do Cephatron conta com 30 membros, que passaram em processo seletivo realizado este ano, além do apoio de mentores, familiares e voluntários da comunidade.
O foco das ações está em competições nacionais, como o campeonato deste fim de semana e o Torneio Brasil de Robótica (TBR), além de feiras, exposições, as edições do Conexão Juventude, da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, e outros eventos.
A imagem que representa o Cephatron é de um lobo-guará. O animal foi escolhido por ser nativo do país e simbolizar inteligência, agilidade e capacidade de sobrevivência.
Conheça o Cephas