O mês de julho é conhecido pelas férias escolares, mas para os 320 novos alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) marca um novo início na educação profissional.
Nesta sexta-feira (12), último dia de matrícula dos aprovados na 1ª chamada do Vestibulinho, o Centro recebeu os estudantes acompanhados de familiares para realizar as matrículas.
As aulas começam no próximo dia 25, em horários diferenciados para as turmas novas: manhã (7h), tarde (13h) e noite (18h).
Pedro Henrique de Almeida Teodoro, 17 anos, foi fazer sua matrícula acompanhado da mãe, Marilene Aparecida, e do irmão caçula, Joaquim, de apenas 50 dias.
O jovem conheceu o Centro por uma de suas irmãs, Tatiana, que concluiu o curso de Enfermagem recentemente, e está animado para começar as aulas no técnico em Mecânica.
“Desde de pequeno gosto de Mecânica. Como minha irmã falava do Cephas, fiquei sabendo do curso e do Vestibulinho. Quero aprender mais e seguir nessa área”, contou Pedro.
“Eu já queria que ele fizesse a prova para vir estudar aqui, espero que aproveite os estudos e consiga um bom emprego no futuro. O Cephas é reconhecido na cidade, oferece oportunidades de estágio e de emprego, isso é ótimo”, disse a mãe Marilene.
Aldete Brito de Souza era outra mãe contente acompanhando a filha, Bruna Brito de Sousa. “Quero que ela estude bastante e siga o caminho dela”, disse.
“Algumas amigas minhas estudaram fizeram técnico em Hospedagem e Química e me recomendaram. Escolhi a Química para aprender mais sobre uma área que gosto”, comentou Bruna.
Oportunidade e Inclusão
David Henrique de Souza Dias, 32 anos, escolheu Edificações pensando em projetos futuros voltados à acessibilidade e inclusão.
David tem baixa visão, possui 0,05% de capacidade visual, e busca, por meio dos estudos, realizar “trabalhos inclusivos para ajudar pessoas a vencerem desafios”.
“Sempre ouvi meus professores falarem bem do Cephas, achei a prova bem estruturada e tudo muito organizado. Tive o apoio necessário da equipe desde o início até a matrícula. Minhas expectativas são as melhores, vou aproveitar as aulas e todo conhecimento para compartilhar com outras pessoas por meio do meu trabalho”, disse.
Excelência em Educação profissional
Cerca de 2.200 candidatos inscritos participaram do processo seletivo realizado em 9 de junho. As 320 vagas são para oito turmas, distribuídas em seis cursos técnicos para o segundo semestre deste ano.
O Centro oferece vagas em técnicos em Administração, com 120 vagas, e Edificações, Eletrônica, Mecânica, Enfermagem e Química, com 40 vagas em cada turma. A maior concorrência deste Vestibulinho foi para no curso de Enfermagem, com mais de 30 pessoas por vaga.
O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que por sua vez é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos.
Tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programas de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio. O Cephas fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 – Floradas de São José. Telefone: 3934-1995