Crianças e adolescentes da instituição participam de diversas atividades ao longo do ano – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Cláudio Souza
Fundhas
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) registrou em 2022 recorde na média de crianças e adolescentes de 6 a 18 anos atendidos nas 13 unidades espalhadas em São José dos Campos. Foram 4.217 assistidos no ano passado, o melhor resultado da série histórica, iniciada em 2016, e um aumento de 24,8% em relação aos 3.378 atendimentos daquele ano.
São 84 alunos a mais em relação a 2018, então o melhor desempenho, com 4.133 atendidos, mas com duas unidades a mais do que atualmente. As médias de assistidos têm sido expressivas nos últimos anos: foram 3.666 em 2019, 3.438 em 2020 e 3.939 em 2021.
Transformação
Alunos que entraram na Fundhas em 2022 destacam a importância da instituição para a transformação individual e familiar.
“Ingressar na Fundhas foi uma das maiores conquistas da minha vida”, disse Carlos Eduardo Aguiar Mattos, que tem 14 anos e mora no Residencial União, na região sul. “Estou muito feliz. Gosto muito das atividades e dos colegas.”
A adolescente Giovana Clemente Faria, de 15 anos, já era próxima da Fundhas antes mesmo de começar a ser atendida, em agosto do ano passado. Ela e a família residem na rua da sede da instituição, no Parque Industrial, também na região sul.
Para a mãe, Carolina de Fátima dos Santos Faria, a vida da filha mudou para melhor. “A Giovana era uma criança muito solitária. Depois que foi para a Fundhas, ficou mais comunicativa e hoje tem muitos amigos. A Fundhas também ajudou a despertar o talento artístico da Giovana.”
Projeto social
Implantada há 35 anos e mantida pela Prefeitura, a Fundhas é o maior projeto social de São José dos Campos. Atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Entre as ações, estão projetos voltados à música, dança, teatro, artes, sustentabilidade e meio ambiente, comunicação e reforço escolar.
Média de atendimentos
Saiba mais