Ariane Caldas
Fundhas
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) investe diariamente em processos para o acompanhamento da frequência de crianças e adolescentes atendidos em todas as unidades.
Com cuidado e atenção, os profissionais monitoram os casos de evasão e mantêm contato diário com as famílias dos atendidos. Por meio desse processo, a instituição registrou a marca de mais de 82% de frequência em todas as unidades, representando o melhor índice desde o início da série histórica, em 2018.
Andreia Maria Machado, gestora da unidade Dom Pedro, conta que com a flexibilização do plano de contingência da covid-19, a instituição notou também um aumento de 50% dos alunos que estavam em atendimento remoto.
Para Andreia, a frequência continuada ajuda a melhorar a autonomia, contribui para melhora da aprendizagem e construção do conhecimento, além de criar vínculos já que o atendido participa de todas as atividades.
Quando constatada a falta de algum aluno, os profissionais de cada unidade entram em contato com os responsáveis para saber o motivo. Em caso de sintomas gripais, é pedido para que leve a uma Unidade Básica de Saúde para verificar.
Andreia ainda lembrou que no início do retorno presencial, os atendidos estavam mais retraídos, mas que agora estão retomando a segurança. “Notamos que os conflitos diminuíram muito e que eles demonstraram valorizar o espaço da Fundhas”, disse.
Outra observação é que os alunos estão felizes ao retornar e se sentem seguros na unidade. “Posso garantir que 100% querem estar aqui, mas devido ao plano de contingência ainda não é possível”, finaliza a gestora.