Maria do Socorro e a neta Larissa, de 7 anos; mais uma geração da família que estudará na Fundhas – Foto: PMSJC
Cláudio Souza
Fundhas
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) registrou, no primeiro trimestre deste ano, novo recorde no número de atendidos de 6 a 18 anos, chegando a 4.443 estudantes.
Eles frequentam as 10 unidades e os 3 Centros de Inovação (Norte, Sul e Eugênio de Melo) espalhados por todas as regiões de São José dos Campos.
É o maior número de alunos desde o início da série histórica, em 2016, e representa um aumento de 5% em relação aos 4.217 de 2022, então o recorde.
Em relação aos 3.378 estudantes de 2016, a expansão chega a 31,5%.
Somente no primeiro trimestre deste ano, foram admitidos mais 678 atendidos. Em 2022 inteiro, ingressaram na Fundhas 962 crianças e adolescentes.
A manutenção e ampliação do atendimento às crianças, adolescentes e jovens na Fundhas integra o Plano de Gestão 2021-2024.
Esperança
Alunos que ingressaram na Fundhas neste ano e seus familiares manifestaram a esperança de melhoria de suas vidas com as novas oportunidades.
“Fiquei muito feliz. Espero aprender bastante na Fundhas”, disse Larissa Emanuelly Vítor do Nascimento Vaz, que tem 7 anos e está frequentando a unidade Putim desde o último dia 29 de março.
“A Larissa gosta muito de estudar e acredito que vai se dar muito bem na Fundhas. Meus outros netos também estudaram na unidade”, afirmou Maria do Socorro Soares do Nascimento Feitosa, que tem 58 anos e é avó de Larissa.
Emancipação social
A Fundhas, que completará 36 anos no próximo dia 28 de abril, é mantida pela Prefeitura de São José e é o maior projeto social de São José.
Atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar, com o objetivo de transformar suas trajetórias de vida, garantindo emancipação social, dignidade e novas oportunidades com ensino de qualidade, inovação e tecnologia.
Entre as principais ações desenvolvidas, estão projetos voltados à música, dança, teatro, artes, sustentabilidade e meio ambiente, comunicação e reforço escolar.
Conheça mais sobre a Fundhas.
Alunos
Primeiro trimestre de 2023: 4.443
2016: 3.378