Diferencial das OlimpíaDHAS, o Soletrando ampliou integração das unidades da Fundhas e teve a participação de 392 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos – Foto: PMSJC
Cláudio Souza
Fundhas
Após duas semanas de competição saudável e acirrada que uniu os alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), terminou nesta quinta-feira (29) a disputa do Soletrando, uma das etapas mais aguardadas da 1ª edição das OlimpíaDHAS.
A final foi realizada no auditório da sede da instituição, no Parque Industrial, na região sul, com uma grande festa e muita animação por parte dos atendidos.
O Soletrando teve a participação de 392 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos que realizam atividades de contraturno escolar em 10 unidades da Fundhas presentes em todas as regiões de São José dos Campos.
Triunfo. Isabel, vencedora do sub-12: habito da leitura a ajudou. Foto: PMSJC
Novas amizades
Para os alunos, a competição foi muito importante. Mais do que aprimorarem o Português, aprenderam se divertindo e fizeram novas amizades.
“Não ganhei, mas estou feliz. Foi uma competição muito bacana. Já conheço muita gente na Fundhas, mas o Soletrando me ajudou a fazer novos amigos”, disse Iriz Dandara Santos Rosário, que tem 14 anos, frequenta a unidade Alto da Ponte (norte) e ficou em 3ª lugar no sub-15.
Vencedora do sub-12, Isabel de Castro Pinheiro, que tem 11 anos e é aluna da unidade Dom Pedro 1º (sul), destaca que o triunfo a animou a estudar ainda mais.
“Gosto muito de ler e costumo brincar de Soletrando com meu pai. Sempre estudamos juntos. Fiquei muito feliz com a vitória. É mais uma motivação para continuar estudando e aprendendo”, afirmou Isabel, que frequenta a Fundhas desde os 6 anos de idade.
Voando alto. Iriz, destaque no sub-15: ela quer ser médica. Foto: PMSJC
OlimpíaDHAS
Iniciada em 28 de abril último, a 1ª edição das OlimpíaDHAS da Fundhas prossegue até o próximo dia 6 de outubro. O objetivo é ampliar a integração entre os atendidos das 10 unidades da Fundhas presentes em todas as regiões de São José.
Entre as principais modalidades esportivas, estão atletismo, basquetebol, voleibol, futsal, queimada, pebolim e tênis de mesa.
Mas não é só nas quadras que as competições acontecem. Como diferenciais, já foram realizadas as disputas do Soletrando e de Cultura Maker (construção e lançamento de foguetes feitos com garrafas PET e materiais recicláveis).
Também serão feitas diversas ações de empreendedorismo social junto às comunidades dos entornos das unidades da Fundhas. Serão realizadas campanhas sobre reciclagem de lixo, orientações de combate a doenças e plantio de árvores.
Missão cumprida. Equipe responsável pelo Soletrando: sucesso total. Foto: PMSJC
Resultados do Soletrando
Categoria Sub-9
1º lugar: Dom Bosco (sul)
2º lugar: Centro
3º lugar: Campos de São José (leste)
Categoria Sub-12 (manhã)
1º lugar: Campos de São José (leste)
2º lugar: Dom Pedro 1º (sul)
3º lugar: Alto da Ponte (norte)
Categoria Sub-12 (tarde)
1º lugar: Dom Pedro 1º (sul)
2º lugar: Centro
3º lugar: Leste
Categoria Sub-15
1º lugar: Campos de São José (leste)
2º lugar: Dom Pedro 1º (sul)
3º lugar: Alto da Ponte (norte)
GALERIA DE FOTOS
Competição de Soletrando – OlimpíaDHAS da Fundhas
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas