Há um ano, um grupo do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) trabalha na conservação do protótipo do avião Bandeirante, da réplica do avião 14 Bis e das maquetes da família Sonda, no Parque Santos Dumont. Agora, alunos e ex-alunos dos cursos de Manutenção de Aeronaves e de Eletrônica se preparam para a penúltima ação do projeto, que acontece neste sábado (31), a partir das 9h.
O trabalho é resultado de uma parceria entre a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e a Secretaria de Manutenção da Cidade e realiza a preservação e manutenção dos patrimônios históricos da aviação, localizados na região central do município. O último encontro do grupo está previsto para o final de setembro.
Cuidado e aprendizado
Aos sábados, o Parque Santos Dumont vira um laboratório de aula a céu aberto para o grupo envolvido no projeto. A experiência contribui para o desenvolvimento, na parte prática, da aprendizagem dos estudantes e conta com a orientação do professor de Manutenção de Aeronaves, Gilmar Camargo.
“A ideia é que os alunos tenham contato prático com o que aprendem no curso e contato com o mundo aeronáutico. Além de reforçar a preservação de um patrimônio da cidade, que é como a capital da aviação”, diz.
Raphael Ribeiro Correa Rodrigues é um dos membros do grupo. O militar da Aeronáutica concluiu o técnico em Manutenção de Aeronaves no ano passado e participa desde o início do projeto.
“Participar disto tudo, ter contato com as aeronaves e com o público é de imensa gratidão para mim. Todos colocam a mão na massa e trabalham juntos. Para alguns, experiências deste tipo são o primeiro contato com o mundo profissional”, afirma.
“Os professores do Cephas sem dúvida são os melhores para capacitar os alunos, eles se dispõem todos os dias da semana, ajudam na prática e em projetos, para mim, nesse quesito o Cephas se supera”, conclui Raphael. As histórias e sonhos transformaram São José na Capital Nacional da Aviação. Nas asas da imaginação, quanto mais se sonha, mais alto se chega.
O projeto
Em julho de 2017, a réplica foi totalmente restaurada por ex-engenheiros da Embraer e alunos do curso de Mecânica de Aeronaves do Cephas, em trabalho coordenado pela Prefeitura, e foi devolvido ao Parque Santos Dumont, por ocasião do aniversário de 250 anos de São José dos Campos.
Melhor escolha
Fique por dentro das ações que a Fundhas e o Cephas realizam em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC.
Serviço – Projeto de manutenção de aeronaves
Data: 31/08 (sábado), a partir das 9h
Local: Parque Santos Dumont, na Rua Engº Prudente Meireles de Morais, 1000 – Vila Adyanna