Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Programa Empreenda On Jovem forma a primeira turma


19/04/2024 16:45

Objetivo é preparar os jovens para as oportunidades do mercado de trabalho nas áreas de inovação e tecnologia da informação.

Objetivo é preparar os jovens para as oportunidades do mercado de trabalho nas áreas de inovação e tecnologia da informação – Foto: PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

A primeira turma do programa Empreenda On Jovem, parceria entre a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e o PIT (Parque de Inovação Tecnológica), formou-se nesta sexta-feira (19) num evento no Parque.

Durante um ano, alunos dos Centros de Inovação Sul, Norte e Eugênio de Melo da Fundhas participaram do Empreenda On Jovem, projeto piloto do programa Empreenda On do PIT, que tem como principal objetivo torná-los mais preparados e motivados para as oportunidades do mercado de trabalho nas áreas de inovação e tecnologia da informação.

A parceria engloba, ainda, o Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) que, assim como a Fundhas, é mantido pela Prefeitura de São José.

Também são parceiros a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senai (Serviço Nacional da Indústria), o Senac (Serviço Nacional do Comércio) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 

Entre os diferenciais do programa, estão os projetos que os adolescentes e jovens desenvolveram como ideias de negócios de base tecnológica para criação de futuras startups.

Três grupos apresentaram os trabalhos de conclusão perante uma banca composta por professores e representantes de entidades. Eles desenvolveram planos de marketing digital para pequenos comércios. 


“Eu achei maravilhoso, tivemos uma visão muito ampla do que é tecnologia, além de ser uma oportunidade de enriquecer o currículo. Quero ser engenheira de computação e vou guardar pra sempre a experiência que tive aqui”, afirmou Giovana Silva, 16 anos, aluna da unidade Parque Industrial da Fundhas.


Ryan Souza, 16 anos, faz o curso de operador de computador na Fundhas e ficou satisfeito. “Foi uma experiência única que agrega muito na minha vida”, afirmou. 

A coordenadora do projeto Empreenda On, Giane Santos, destacou a importância do programa para os alunos da Fundhas. “É pensar na sustentabilidade, no futuro dos nossos profissionais. É um programa econômico-social onde entendemos que o ecossistema do PIT pode formar pessoas para o futuro e dar oportunidades”, disse Giane. 

Experiências

A capacitação profissional teve 111 horas de duração, com cursos e palestras no Parque de Inovação Tecnológica. Os jovens também visitaram a Feira do Empreendedor, a Futurecom e participaram do PqTec Innovation Week no PIT.

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas