Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Agente Cidadão abre inscrições para jovens de 16 a 19 anos


Atualizado em 08/01/2024 – 14:05

Aprovados receberão auxílio financeiro, vale-transporte e uniforme

Agente Cidadão é a porta de entrada para o mercado profissional – Foto: PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), ampliou as oportunidades para que adolescentes e jovens consigam o primeiro emprego. Nesta terça-feira (9) serão abertas as inscrições para mais 250 vagas do programa Agente Cidadão, que podem ser feitas até o dia 22 pelo formulário online.

Para participar, é preciso ser morador da cidade há no mínimo dois anos, ter entre 16 e 19 anos, ensino fundamental completo e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio, além de corresponder aos critérios socioeconômicos de pontuação.

A classificação final e a convocação do processo seletivo serão divulgadas em lista e estarão à disposição dos interessados neste mês, após as inscrições, no site da Prefeitura. O Início das atividades está previsto para 20 de fevereiro. Os aprovados receberão contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.

Oportunidade

Criado em julho de 2022, o programa já atendeu mais de 500 adolescentes e jovens. Mayra de Oliveira, de 18 anos, é uma das beneficiadas. Tendo estudado em escola pública e feito a Escola da Embraer, ela conseguiu uma vaga no ano passado e atua na Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, no Parque Tecnológico.

“Está sendo muito enriquecedor para mim”, afirma Mayra. “Eu não tinha nenhuma experiência profissional, estou bem mais segura para ingressar no mercado de trabalho.”

A jovem também se destacou ao conseguir passar no vestibular para cursar física médica. “Fiz o cursinho da Unesp, consegui passar e garantir a vaga para estudar na Unesp de Botucatu.”

Capacitação

A implantação do Agente Cidadão é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024, que tem como uma das diretrizes o auxílio aos jovens na primeira colocação no mercado de trabalho.

Durante seis meses, eles realizam atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da Administração Municipal quatro dias da semana por quatro horas.

Uma vez por semana, é oferecida qualificação profissional em cursos de ensino a distância do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas