Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Nova turma do Agente Cidadão faz integração na Prefeitura


21/08/2023 15:55

Jovens vão trabalhar em unidades de Saúde da cidade

Os jovens agentes cidadãos vão trabalhar em unidades de saúde próximas a suas casas – Foto: PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos ficou mais agitada na tarde desta segunda-feira (21). Cerca de 70 aprovados no programa Agente Cidadão, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), foram recebidos para uma integração.

Eles assistiram palestras sobre o funcionamento dos diversos setores da Saúde, especialmente o Departamento de Atenção Primária à Saúde, responsável pelas 45 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

Os jovens agentes cidadãos vão trabalhar em unidades de saúde próximas a suas casas, atendendo ao público. Um desafio e tanto e uma possiblidade de adquirir experiência para o futuro.

“Vai me ajudar muito no futuro, para realizar meus objetivos. Quero estudar Psicologia. Vai ser interessante trabalhar com público, experiências novas”, disse Isabel Forne, de 17 anos, moradora do bairro Bom Retiro, região leste.

Rafael Lourenço, de 16 anos, espera se dar bem quando estiver atendendo os munícipes na UBS. “Vai ser uma boa experiência, uma coisa nova para encarar.”

“Muito interessante para nós. Não fazia ideia que iria para a Saúde, espero me acostumar bem para atender as pessoas”, disse Karol Anne Gomes, de 15 anos, que estava empolgada com a nova função. 



Capacitação

Essa é a terceira edição do programa Agente Cidadão. Dos 804 inscritos, 300 jovens foram selecionados para auxiliar em órgãos da administração municipal.

Implantado em julho de 2022, o programa é mais um um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

O objetivo é auxiliar na inserção de adolescentes e jovens de 16 a 19 anos em atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal, propiciando a eles a primeira oportunidade de qualificação profissional.

A duração de cada turma é de seis meses. Entre as possibilidades para o desenvolvimento profissional, estão previstas atividades durante quatro dias da semana por quatro horas no apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas.

Uma vez por semana haverá qualificação profissional do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) na modalidade EAD com carga horária de 160 horas.

Como apoio, o programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas