Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Cephas forma 276 profissionais para o mercado de trabalho


Atualizado em 19/08/2023 – 19:40

Formatura dos Alunos do Cephas. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 19-08-2023

O sábado foi especial para essa turma que vai dos 17 aos 60 anos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Fundhas

Plateia lotada e muitos aplausos para prestigiar a diplomação dos 276 formandos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), na tarde deste sábado (19), na quadra da Fundhas.

A cerimônia reuniu alunos, familiares, professores e funcionários do colégio técnico da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), ambos mantidos pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos gratuitos.

Um dia especial para essa turma que vai dos 17 anos até os 60 anos e que recebeu certificados de conclusão de sete cursos de iniciação profissional oferecidos pelo Cephas.

Paraninfo da turma, o formando em mecânica Erik Coelho Tominaga de Oliveira, 19 anos, morador do Jardim Morumbi, na região sul, foi escolhido pelos colegas e professores para representar os formandos.

“Fiquei surpreso e honrado por ter sido escolhido. É uma grande responsabilidade fazer o juramento dos cursos técnicos”, disse.

Para Erik, assim como para os demais formandos, o diploma tem um significado muito especial e que vai além da questão profissional.

“Passar por esse curso me enriqueceu na mecânica e em valores como amizade e parceria. E, agora, tenho muitas portas para abrir e um futuro pela frente. O que eu nem imaginava.”

Seus pais, Soraia da Cruz Tominaga, 38 anos e Jefferson Coelho de Oliveira, 42 anos, ficaram orgulhosos com o desempenho de Erik.

“Muito orgulho. Nosso único filho dando os primeiros passos para o sucesso”, disse Soraia.

O pai, Jefferson, tranquiliza-se ao saber que o filho já trilha um caminho promissor. “Sempre falei para ele sobre a importância de uma carreira técnica. E hoje ele já desenvolve com facilidade projetos e cálculos de estrutura. Ele já trabalha conferindo o serviço de engenheiros”, disse orgulhoso.

Novas oportunidades

O Cephas também mudou a vida da auxiliar administrativa Eliza Maria Barros, 39 anos, que concluiu o curso de comércio. Moradora do Jardim Cerejeiras, ela enxergou na formação técnica novas oportunidades de aprendizado. “Encontrei um leque de várias áreas do comércio e fora dele. Aprendi sobre administração, direito, logística, contabilidade e inglês que me deixaram muito mais preparada.”

E Eliza não vai parar de se capacitar e já se matriculou no curso de inglês. “Conhecimento tem muito valor, ninguém pode tirar de nós. Faz bem para tudo. Até para autoestima.”

E no Cephas para estudar não tem idade. Hortêncio Martins, 62 anos, já se aposentou como mecânico de manutenção, mas voltou para os bancos escolares para aprender sobre hospedagem.

Hortêncio quer montar o próprio negócio, uma pousada em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. E já distribuiu currículos em busca de um estágio, antes de abrir o próprio negócio.

“Voltei a estudar depois de mais de 40 anos. Minha experiência sempre foi como cliente. Eu busquei aprender e agora meu olhar é empreendedor”. E ele também tem investido em outros cursos do Programa Qualifica na área de marketing para ser o melhor profissional que puder ser.

Durante a cerimônia de formatura, foi feita a entrega simbólica dos diplomas aos 276 concluintes dos cursos técnicos do Cephas do primeiro semestre de 2023.

E muitas portas estão à espera dos novos formandos que partem para uma nova trajetória nas áreas de administração, comércio, edificações, eletrônica, hospedagem, mecânica e mecânica de manutenção de aeronaves. Boa sorte a todos eles.

E o Cephas continua de portas abertas e está homologado a oferecer 11 diferentes cursos técnicos presenciais. Atualmente, atende cerca de 800 alunos.