Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Programa Agente Cidadão da Fundhas recebe novas turmas


17/08/2023 17:48

Nova Turma do Programa Agente Cidadão

Jovens vão trabalhar em órgãos públicos da administração municipal – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

Um dia especial na vida de 300 jovens de São José dos Campos. Nesta quinta-feira (17), duas turmas de novos agentes cidadãos foram acolhidas no auditório do Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte da cidade.

Eles foram selecionados entre 804 jovens e agora fazem parte do Programa Agente Cidadão, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que propicia a primeira oportunidade de qualificação profissional.

Caroline da Costa, moradora do Jardim das Flores, na região leste, estava com a filha de apenas dois meses e o filho Cauê, de 16 anos, que foi selecionado para o programa da Fundhas. “É o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Como é gratificante estar aqui, vai ser excelente para o meu filho.”


Caroline estava feliz com a conquista do filho Cauê – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Para Vera Lúcia Ferreira, moradora do Jardim Nova América, na região central, ver a filha Mariana ter a primeira chance é motivo de orgulho. “É uma ótima oportunidade, falei para ela agarrar com toda a força porque as coisas estão difíceis. Tem que pensar no futuro, né.”

Mariana Ferreira, de 17 anos, estava feliz com a chance que se abre. “É uma oportunidade muito boa para a gente ingressar no mercado de trabalho”, disse.

Emoção

Gervanes de Paiva, moradora do bairro Mariana 2, na região leste, estava emocionada com a possibilidade de um futuro promissor para a filha Joice, de 16 anos. “Estou muito feliz. Pra nós foi gratificante. Ela vai ter a oportunidade que nós não tivemos, meu outro filho também não teve, ela tem que aproveitar”, comemorou.

“Tô amando, sempre quis trabalhar, fazer curso. Vou para a Secretaria de Saúde. Minha primeira oportunidade, foi uma conquista, estou muito grata”, disse Joice.

Testemunho

João Pedro Camargo, de 19 anos, emocionou a todos ao dar seu testemunho. Ele entrou no programa Agente Cidadão no início do ano e ficou apenas três meses. “Fui chamado para uma entrevista de emprego na indústria Johnson Controls/Hitachi e fui contratado como estagiário.”

Do programa, ele guarda os bons ensinamentos. “Eu levei todo o conhecimento do curso de Almoxarifado, aprendi a me comunicar melhor, ter mais confiança e ser empoderado. Foi um diferencial e me ajudou a entrar na empresa”, disse.


João Pedro contou sua experiência ao passar pelo programa Agente Cidadão – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Capacitação

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão já beneficiou 200 adolescentes e jovens de 16 a 19 anos.

Durante seis meses, eles realizam atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal quatro dias da semana, por quatro horas.

Uma vez por semana é oferecida qualificação profissional através de cursos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Para o apoio necessário, o programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas