Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Programa Portas Abertas tem cursos gratuitos à noite


Cursos noturnos do programa Portas Abertas na Fundhas

Alunos do curso Operador de Logística; cursos do programa Portas Abertas ampliam possibilidades de geração de emprego e renda – Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

As portas da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) estão sempre abertas para os moradores de São José dos Campos que buscam novas oportunidades profissionais e querem se capacitar para o mercado de trabalho.

Desde o mês passado, estão sendo realizados cursos presenciais gratuitos na sede da instituição, no Parque Industrial, na região sul, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

Um total de 58 munícipes de todas as regiões da cidade estão participando dos cursos de Auxiliar Administrativo e de Operador de Logística, ambos com 160 horas de duração e ministrados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

As novas oportunidades de transformação e melhoria de vidas integram o programa Portas Abertas, oferecido pela Fundhas e pelo Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), mantidos pela Prefeitura.

Novos rumos. Rafaella voltou aos estudos após 19 anos. Foto: PMSJC

Fundhas para todos

A iniciativa foi implantada em 2021 com a finalidade de compartilhar recursos, abrindo e disponibilizando as unidades da Fundhas para munícipes de todas as regiões da cidade realizarem cursos de capacitação profissional gratuitos e de qualidade e desenvolverem atividades de esporte, cultura e lazer, principalmente aos finais de semana e durante as noites.

Neste ano, já foram oferecidas 260 vagas em 18 cursos gratuitos presenciais com alto índice de empregabilidade e possibilidades reais de geração de renda.

Em 2021 e 2022, no total foram abertas 1.301 vagas em 26 cursos gratuitos em parceria com o Cephas, Senai e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

É mais uma ação da Prefeitura para auxiliar quem busca capacitação profissional para inserção ou recolocação no mercado de trabalho, além de realizar o sonho de empreender e abrir seu próprio negócio. 

A manutenção e ampliação da oferta de novos cursos no Cephas é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

Portas abertas. Munícipes têm usado espaços da Fundhas em horários alternativos. Foto: PMSJC

Dedicação

Os cursos noturnos ajudam as pessoas que querem se qualificar, mas possuem outros afazeres durante as manhãs e as tardes.

É o caso da estudante Stephani Vitória Silvestre dos Santos, que tem 20 anos, mora no Jardim Uirá, na região sul e está fazendo o curso de Operador de Logística.

“Durante o dia, cuido da minha avó e também estou fazendo o Encceja [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos] para concluir o Ensino Médio. Então, só tenho tempo à noite para fazer cursos. Ainda bem que a Fundhas nos dá esta oportunidade”, disse Stephani.

“Estou aprendendo bastante. Quero estar bem capacitada para realizar meu sonho de trabalhar em uma grande empresa”, completou.

Parceria. As aulas são ministradas por professores do Senai. Foto: PMSJC

Volta aos estudos

Já Rafaella Batista dos Santos, que tem 43 anos e reside na Vila Industrial, na região leste, quer empreender e abrir o próprio negócio na área de moda.

Para alcançar seu objetivo, decidiu se qualificar e optou pelo curso de Auxiliar Administrativo.

As aulas noturnas na Fundhas desde o mês passado representam sua volta aos estudos após 19 anos. Ela parou em 2004, quando concluiu o Ensino Médio.

“Trabalhei 26 anos na área administrativa de uma empresa. Aprendi na prática, mas não tinha a teoria. Agora, resolvi dar um tempo no mercado de trabalho para me qualificar”, afirmou Rafaella.

“Este curso do programa Portas Abertas me ajudará a abrir meu próprio negócio. Está sendo muito legal voltar a estudar e estar convivendo com pessoas da faixa etária do meu filho, que tem 26 anos”.