Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Novidades

Prefeitura, Volks e Senai têm parceria para capacitar munícipes


Projeto Carreta do Conhecimento Escola Móvel no CEPHAS

Alunos durante curso gratuito de Técnicas para Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar; objetivo é ampliar qualificação profisisonal – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

Aos 50 anos, Helenice Nunes Silva, que mora no Monte Castelo, na região central de São José dos Campos, não perde tempo na busca por conhecimentos e novos horizontes profissionais.

Neste mês, ela concluirá o curso técnico em Edificações pelo Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), mantido pela Prefeitura por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Para complementar o aprendizado adquirido nos últimos 18 meses, ela está conciliando os estudos com o curso gratuito de Técnicas para Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar, viabilizado por meio do Projeto Carreta do Conhecimento, da Fundação Volkswagen em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

A Escola Móvel foi instalada na sede do Cephas, no bairro Floradas de São José, na região sul da cidade, onde ficará até o mês que vem. O curso, que beneficia 24 munícipes de todas as regiões da cidade e alunos do Cephas, tem duração de 80 horas e é voltado à empregabilidade e ao empreendedorismo.

“Estou gostando muito do curso. Tem tudo a ver com o trabalho que quero desenvolver como técnica em Edificações e me ajudará bastante, principalmente em relação aos cálculos e dimensionamentos de cargas térmicas”, disse Helenice.

“Além disto, sempre tive interesse nesta área, já que meu marido trabalha como mecânico de refrigeração na Urbam [Urbanizadora Municipal S/A]”, completou.

Dedicação. Helenice está conciliando dois cursos. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Empreendedorismo

Morador do Novo Horizonte, na região leste, o vendedor autônomo de salgados Alessandro Ferreira de Araújo, de 30 anos, também está empolgado com a perspectiva de uma guinada profissional.

“Fiquei muito feliz de ter sido selecionado para este curso porque é a minha chance de me profissionalizar em uma área que tem crescido muito. Espero mudar de ramo e abrir meu próprio negócio no setor de climatização e refrigeração”.

Novos rumos. Araújo deseja abrir o próprio negócio. Foto: Adenir Britto/PMSJC 

Carretas do Conhecimento

As Carretas do Conhecimento da Fundação Volkswagen em parceria com o Senai são escolas móveis que contam com infraestrutura completa, espaços para aulas teóricas e oficinas destinadas a atividades práticas para a realização de cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo. 

O objetivo é promover a inclusão social de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais por meio da formação profissional e da abordagem de temas transversais relacionados à formação cidadã e desenvolvimento e aprimoramento das competências socioemocionais. 

O projeto também está sendo desenvolvido em outras cidades paulistas e dos estados do Rio de Janeiro e do Paraná.

Mercado. Carreta do Conhecimento ajuda a conquistar empregos. Foto: Adenir Britto/PMSJC