Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Programa de capacitação beneficia 49 alunos da Fundhas


Aula Inaugural do Programa Empreenda On  no Parque Tecnológico

Alunos da Fundhas estão empolgados com as novas oportunidades de aprendizado para conquista de bons futuros profissionais – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

Novas oportunidades, lições de empreendedorismo, conhecimentos modernos  e capacitação profissional de qualidade com inovação e tecnologia. Tudo isto será propiciado a 49 alunos dos Centros de Inovação Sul, Norte e Eugênio de Melo da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em São José dos Campos, através de parceria com o Parque Tecnológico iniciada nesta sexta-feira (14).

Durante um ano, os adolescentes e jovens participarão do Empreenda On Jovem, projeto piloto do programa Empreenda On do Parque Tecnológico que tem como principal objetivo torná-los mais preparados e motivados para as oportunidades do mercado de trabalho nas áreas de inovação e tecnologia da informação.

A parceria engloba, ainda, o Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) que, a exemplo da Fundhas, é mantido pela Prefeitura de São José.

Também são parceiros a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senai (Serviço Nacional da Indústria), o Senac (Serviço Nacional do Comércio) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).


Trilha do conhecimento. A equipe do Empreende On Jovem. Foto: PMSJC

Empolgação

Após a solenidade de lançamento do programa nesta sexta no Parque Tecnológico, os alunos da Fundhas demonstraram empolgação com as novas oportunidades de capacitação profissional.

“É uma oportunidade e tanto para quem não tem acesso à tecnologia, que é o futuro. Será um passo importante na minha vida”, disse Rafael Barroso, que tem 16 anos e estuda no Centro de Inovação Eugênio de Melo.

“Agradeço à Fundhas por mais esta oportunidade, que tenho certeza de que me ajudará muito. A proposta do programa é muito interessante”, afirmou Rebeka Luiza da Cunha Silva, que tem 15 anos e frequenta o Centro de Inovação Norte.

Aluna do Centro de Inovação Sul, Giovanna Roberta Ribeiro Silva, de 15 anos, também está motivada com as novas perspectivas de conhecimento.

“Eu e minha família estamos muito felizes. Este programa me ajudará a crescer como pessoa e a me preparar para ser uma boa profissional”.


Líderes. Eduardo Basílio e Giane Santos irão ajudar os jovens. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Comportamentos diferenciados

A coordenadora do projeto Empreenda On, Giane Santos, destacou a importância da edição especial, na versão jovem, para os alunos da Fundhas.

“Eles terão um ambiente de oportunidades para se energizarem de conhecimentos, informações e comportamentos diferenciados focados no mercado de trabalho”, afirmou Giane.

“Queremos que, ao final desta qualificação, eles estejam capacitados para serem os empreendedores de tecnologia do futuro”, completou.

A diretora do Cephas e dos Centros de Inovação da Fundhas, Ruth Zorneta, considera que será uma grande oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os alunos.

“Com este programa, tecnologia e inovação se tornam acessíveis para adolescentes e jovens de todas as regiões de São José. Novamente, a Fundhas e seus parceiros atuam como eixos condutores de oportunidades”.

Startups e feiras

A capacitação profissional terá 90 horas de duração, com cursos e palestras sempre às sextas-feiras no Parque Tecnológico. Em abril de 2024, os alunos da Fundhas serão graduados.

Entre os diferenciais do programa, estão os projetos que os adolescentes e jovens irão desenvolver como ideias de negócios de base tecnológica para criação de futuras startups.

Neste ano, eles também irão visitar feiras tradicionais na capital paulista, como a Feira do Empreendedor e a Futurecom, ambas em outubro. Participarão, ainda, do PqTec Innovation Week no Parque Tecnológico, programado para setembro. 

Conheça mais sobre a Fundhas.

Conheça mais sobre o Cephas.