Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Alunos da Fundhas visitam Parque Tecnológico de São José


Alunos do Centro de Inovação da Fundhas visitam Parque Tecnológico

CSI, com suas câmeras inteligentes e com reconhecimento facial, foi muito elogiado pelos estudantes do Centro de Inovação Eugênio de Melo – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

Inovação, tecnologia de ponta, gestão eficiente e desenvolvimento econômico. Projetos e ações que contribuíram para São José dos Campos ser a primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do Brasil foram apresentados a um grupo de nove alunos do Centro de Inovação Eugênio de Melo da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) durante visita, nesta semana, ao Parque Tecnológico.

O ponto alto do passeio foi o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), referência nacional em segurança pública com 1.186 câmeras inteligentes distribuídas por todas as regiões da cidade e que têm contribuído para a redução constante dos índices de criminalidade.

Os estudantes também puderam acompanhar de perto a exposição “Integra: a Cultura de um Povo, o Desenvolvimento de um País”, que estará aberta ao público, com entrada gratuita, até 27 de abril e aborda a trajetória de sete setores ligados ao desenvolvimento do Brasil e a forma como as novas tecnologias exercem impacto na indústria.

Exposição sobre desenvolvimento do país agradou alunos. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Aprendizado constante

Os alunos do Centro de Inovação de Eugênio de Melo destacaram a importância da visita para ampliarem seus conhecimentos sobre áreas estratégicas, como segurança pública e desenvolvimento econômico.

“O passeio foi muito legal e interessante. Vi muita coisa que não conhecia. Aprendi muito”, disse Gabrielly da Silva, que tem 17 anos.

“Gostei de tudo, mas o mais legal foi o CSI. Que orgulho saber que moro em uma cidade com tecnologia de ponta para redução da criminalidade”, afirmou Vinícius Trindade, que tem 16 anos.

Capacitação profissional

Os três Centros de Inovação da Fundhas –Eugênio de Melo, Sul (Parque Industrial) e Norte (Vila Cristina)– integram o Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e são a porta de entrada para o ensino técnico e o mercado de trabalho.

Durante três anos, dos 15 aos 18 anos, os alunos passam por um itinerário formativo pensado e planejado para despertar aptidões e vocações, com iniciação profissional de qualidade para prepará-los para o primeiro emprego.

São três horas diárias de atividades práticas e teóricas, no contraturno das aulas nas escolas.

Os estudantes fazem cursos gratuitos, com destaque para auxiliar administrativo, assistente de recursos humanos, mecânica automotiva, mecânica de bicicletas, recepcionista de eventos, barbearia e auxiliar de cabeleireiro.

 Eles contam, ainda, com orientação profissional do Cephas.

Conheça mais sobre a Fundhas.

Conheça mais sobre o Cephas.