Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Judô na Fundhas salva vidas e estimula respeito e lealdade


Volta das aulas de judô nas unidades da Fundhas

Aulas de judô têm sido um sucesso entre os alunos da Fundhas: melhoria do condicionamento físico e estímulo ao amor aos próximo e à máxima eficiência – Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

Mais do que aprender a cultuar valores como disciplina, lealdade e respeito ao próximo, as atividades de judô na Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) salvaram a vida de Renato Ferraz, de 15 anos.

Aluno do CDA (Centro de Desenvolvimento Artístico), unidade localizada na sede da instituição, no Parque Industrial, na região sul de São José dos Campos, o adolescente se livrou de ser atropelado utilizando técnicas de queda, uma das bases da arte marcial japonesa.

“O judô salva vidas. Na hora que percebi que seria atropelado, lembrei das aulas e utilizei a técnica de queda para escapar do carro e não me machucar. As aulas de judô me ajudam em várias áreas”.

Renato Ferraz escapou de ser atropelado ao usar técnica de queda. Foto: PMSJC

Máxima eficiência

Ferraz é um dos 150 alunos das atividades de judô nas unidades Parque Industrial, CDA, Centro e Leste da Fundhas, que beneficiam crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

As aulas retornaram nesta sexta-feira (10) e são realizadas todas as sextas, em dois períodos: duas horas de manhã e duas horas à tarde.

São executadas em parceria com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, que disponibiliza os professores. Já a Fundhas fornece tatame e quimonos para os alunos.

“Atualmente, o judô é a atividade que mais gosto na Fundhas. Estou fazendo judô há um ano e não pretendo parar. Estou aprendendo muito”, disse Lucas Santos Souza, que tem 9 anos e é aluno da unidade Parque Industrial.

“O judô é sensacional. Além de ser uma ótima atividade física para estas crianças e adolescentes, estimula valores como a disciplina, a ajuda ao próximo e a máxima eficiência em todas as atividades da vida”, afirmou o professor Sandro Marcelo dos Santos, que tem 51 anos e dá aulas de judô nas unidades Parque Industrial e CDA.

Professor Márcio e seus alunos: autocontrole e companheirismo. Foto: PMSJC

Benefícios do judô

• Melhora o condicionamento físico

• Contribui essencialmente para potencializar o raciocínio lógico, paciência e autocontrole

• Ajuda a ter mais disciplina, espírito de companheirismo, lealdade e concentração

• Desenvolve valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito

• Fortalece a autoconfiança e a parte espiritual

Saiba mais sobre a Fundhas no site da instituição.