Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Animação e alegria marcam volta às aulas no Cephas


Volta às aulas no Cephas em 26 de janeiro de 2023

Dia especial para novos alunos e veteranos do Cephas na volta às aulas; educação de qualidade para propiciar novos projetos de vida – Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

Eles chegam de todas as regiões de São José dos Campos. Uns mais extrovertidos e entrosados, outros tímidos e ainda ressabiados. Mas todos com a mesmo objetivo de obter um futuro melhor, com ensino de qualidade e formação técnica e profissionalizante de excelência.

A volta às aulas no Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), nesta quinta-feira (26), foi marcada pela animação e alegria de 800 alunos de 11 cursos técnicos, que estudam nos períodos da manhã, tarde e noite.

Aos poucos, eles foram enchendo os corredores, espaços comuns, jardins e salas, que ganharam nova vida após as merecidas férias.

Uma lembrança aqui, uma história ali, uma nova amizade que se forma. Enfim, emoções que embalaram as rodas de conversa antes de seguirem para as salas de aula.

Para recebê-los, os professores e funcionários fizeram o já tradicional corredor com salva de palmas.

Gabrielly sempre sonhou em estudar no Cephas. Foto: PMSJC

Sonho realizado

Dos 800 alunos, 235 começaram suas atividades nesta quinta. Eles foram aprovados no último Vestibulinho e irão fazer os cursos técnicos de Eletrônica, Química, Mecânica, Administração e Mecânica de Manutenção de Aeronaves.

Ao pisar pela primeira vez no prédio do bairro Floradas de São José, na região sul de São José, os horizontes se ampliaram para Gabrielly Araújo, que tem 18 anos, mora no bairro Jardim Satélite, também na região sul, e cursará Química.

Muito animada, ela relata que estudar no Cephas é a realização de um sonho.

“Sempre quis estudar aqui e agora estou realizando este sonho. Estou muito feliz e animada. Quero aproveitar esta oportunidade para aprender bastante para sair daqui uma profissional bem formada, o que me ajudará no ingresso no mercado de trabalho”.

Paulo estudou na Fundhas e hoje está no Cephas. Foto: PMSJC

DNA vencedor

Entre os veteranos, a alegria por reencontrar os colegas, funcionários e professores também foi grande.

No segundo módulo de Administração, Paulo Yudi, de 17 anos, traz em seu DNA a emancipação social que propicia a construção de projetos de vida e profissional e que está nas essências da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e do Cephas.

Ele foi aluno do Cephas dos 6 aos 16 anos, de onde saiu direto para o curso técnico no Cephas.

“A Fundhas representa tudo na minha vida: muita aprendizagem, experiência e amizades. E o Cephas complementa com a perspectiva de sair daqui direto para o mercado de trabalho”, afirmou o estudante, que reside no Jardim Satélite.

“Quero fazer faculdade de Biologia. Para viabilizar este projeto de vida, considera que o curso de Administração no Cephas será fundamental. Com o emprego na área administrativa que espero conseguir assim que terminar o curso neste ano, poderei custear meus estudos na faculdade”, completou.

Educação de qualidade

O Cephas é uma instituição educacional implantada em São José dos Campos há 22 anos, mediante convênio entre os governos federal e municipal, por meio do Programa de Expansão da Educação Profissional do Ministério da Educação.

É mantido pela Prefeitura de São José, por meio da Fundhas, e tem como finalidade oferecer educação profissional, com cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e cursos técnicos de nível médio.


Atualmente, oferece mais de 3.000 atendimentos mensais. Tem cerca de 400 jovens no programa Aprendiz e 800 alunos em cursos técnicos.

Oferece aos munícipes, ainda, mais de 1.000 atendimentos em Formação Inicial e Continuada nos Centros de Inovação Sul (Parque Industrial), Norte (Santana) e Leste (Eugênio de Melo), mais de 100 vagas de cursos presenciais nos Polos Cephas Parque Tecnológico e Sul e cerca de 1.500 vagas em cursos EAD (Educação à Distância) mensalmente.

O ingresso no Cephas é realizado através dos Vestibulinhos. O próximo está programado para o mês de março. 

Cephas

Endereço: Rua Tsunessaburo Makiguti, 399, no Floradas de São José, na região sul de São José dos Campos

Telefone: (12) 3934-1995

Mais informações: www.cephas.org.br