Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias

Agente Cidadão auxilia jovens no desafio do 1º emprego


Paula Paz
Fundhas

O programa Agente Cidadão foi lançado pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) em julho deste ano para auxiliar a inserção de jovens entre 16 a 19 anos no mercado de trabalho. Em apenas quatro meses de execução, 11 jovens já conseguiram uma colocação no mercado.

O Agente Cidadão visa capacitar e proporcionar uma vivência em um ambiente profissional. O agente desenvolve atividades práticas em órgãos públicos municipais quatro vezes na semana, durante quatro horas, além de receber qualificação profissional do Cephas.

Experiência

Para o início do programa, que tem duração de 6 meses, 100 jovens foram classificados e iniciaram em agosto suas atividades nas secretarias municipais.

Fernando Antônio Barbosa Castilho está entre os 11 jovens que saíram do programa para trabalhar. Ele agora exerce a função de auxiliar administrativo.

“O programa foi de extrema importância, pois nele melhorei muito meu atendimento, consegui um emprego neste ramo e sou grato à Fundhas e ao PAT pela oportunidade.”

Este também é o objetivo do agente Kauã Victor, de 16 anos, que está na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Suas atividades são na área administrativa. Ele acompanha todo o fluxo de documentação no processo para liberação e entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

“Meu primeiro aprendizado foi o Excel. Descobri que me identifico com atribuições da área administrativa. Estou usando o recurso financeiro do programa para fazer um curso de dois anos de administração e informática.” 

Próximas Edições

Para o próximo ano, uma nova edição está prevista. Para fazer parte, os critérios são: ser morador de São José dos Campos há no mínimo dois anos; ensino fundamental completo; cursando ou já concluído o ensino médio; além de corresponder aos critérios de pontuação socioeconômicos.

A implantação do programa é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024, que tem como uma de suas diretrizes o auxílio aos jovens na sua primeira colocação no mercado de trabalho.

Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza)
Rua Santarém, 560 – Parque Industrial
(12) 3932-0533
www.fundhas.org.br