Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Programa Famílias Fortes melhora vínculos entre pais e filhos


Mães e filhos mostram certificados da conclusão da primeira etapa do programa Famílias Fortes na unidade Dom Pedro da Fundhas; vínculos fortalecidos e mais harmonia nos lares – Foto: PMSJC

Ariane Caldas
Fundhas

O Natal será comemorado no próximo sábado (25), mas o presente já chegou para 120 famílias, com adolescentes de 10 a 14 anos e seus pais ou responsáveis que participam do programa Famílias Fortes, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

E é um presente com características especiais: pode ser usufruído por várias pessoas ao mesmo tempo e não tem prazo de validade.

Na última sexta-feira (17), no encerramento da série de sete encontros entre pais e filhos para rodas de conversa e dinâmicas de grupos, eles relataram a emoção e a felicidade pelo fortalecimento dos vínculos e pela melhoria do relacionamento em seus lares.

As reuniões foram realizadas em sexta-feiras consecutivas de novembro e dezembro nas unidades da Fundhas Dom Pedro (sul), Leste, Campos de São José (leste), Centro e no Centro de Desenvolvimento Artístico (sul) da Fundhas e nos Cras Centro, Anhembi (sul) e Santa Rita (sudeste).

O programa Famílias Fortes integra o Plano de Gestão 2021-2024 e tem como principal objetivo prevenir o uso de drogas e álcool entre os adolescentes.


Confraternização no Cras Anhembi: famílias mais felizes

Sem brigas

A experiência foi avaliada como positiva por Jéssica Almeida, de 33 anos, que participou dos encontros em uma das unidades da Fundhas.

Mãe de três filhos, ela conta que os assuntos trabalhados foram enriquecedores para melhorar o relacionamento com os filhos. “Somos muito unidos, mas ainda tenho muito o que aprender com eles. Saber ouví-los para se desenvolverem como pessoas”.

O tema que mais despertou o interesse da família foi amor e regras. De acordo com Jéssica, o programa veio para fortalecer tudo que eles já desenvolvem dentro de casa.

“Eu falo que, como irmãos, eles devem se amar e se respeitar. Procuro ensinar o que a sociedade pede lá fora”, afirmou Jéssica.

Ao lado da mãe, Pedro Almeida contou que, como adolescentes, “às vezes é difícil conversar dentro de casa”.

Segundo ele, o programa mostrou que é possível conversar sem brigas. “Ter a minha mãe comigo nesse momento foi muito importante”.

Participante do programa no Cras Centro, Simone Santos do Nascimento também está feliz com o resultado dos encontros, aos quais compareceu com o filho Douglas.

Melhorou muito nosso vínculo. Agora conversamos mais e estamos sempre juntos”.


Roda de conversa na unidade Leste da Fundhas na última sexta 

Trabalho facilitado

A intervenção com as famílias foi acompanhada de perto pela educadora social Joelma Maria de Lima Ferreira, articuladora do Famílias Fortes na Fundhas.

Ela analisa que o programa trouxe um novo olhar para as famílias assistidas. “Eles compreenderam a importância do relacionamento mais próximo, o saber ouvir e a busca pelos nossos”.

Além disso, Joelma acrescenta a importância do programa para a instituição. “O diferencial foi trazer as famílias para perto da Fundhas, tornando o nosso trabalho mais eficaz”.


Famílias do Cras Centro: acompanhamento terá continuidade

Próximos passos

Os sete encontros presenciais envolveram mais de 40 profissionais entre educadores, assistentes sociais e psicólogos da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e da Fundhas.

As 120 famílias continuarão sendo monitoradas e acompanhadas pelas equipes da Prefeitura até outubro de 2022.

Em abril e outubro do próximo ano, serão aplicados novos questionários por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), abordando temas como o comportamento dos jovens e problemas emocionais, como enfrentamento do estresse, resistência à pressão dos colegas e como lidar com as expectativas para o futuro.

Famílias Fortes

O programa Famílias Fortes é executado pelo governo federal através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O objetivo geral é o bem-estar dos membros das famílias a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

*Colaborou o jornalista Cláudio Souza

Confira galeria de fotos: