Brincadeiras estimulam alimentação saudável na Fundhas

Unidades realizaram atividades para conscientização de alimentação saudável – Foto: Divulgação

Ariane Caldas
Fundhas

Diversas atividades movimentaram o Dia Nacional da Alimentação Escolar realizado nesta quinta-feira (21), nas unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). 

A ação, desenvolvida pelos eixos de Promoção à Saúde e Educação Ambiental, contou com a parceria da Secretaria de Saúde com o envio do tapete pedagógico. 

Com o objetivo de estimular a alimentação saudável, a trilha da nutrição insere e orienta de forma lúdica, crianças e adolescentes sobre a importância da prática de atividades físicas, sustentabilidade e ainda faz um alerta sobre a obesidade infantil.  

A iniciativa foi avaliada de forma muito positiva por Kelvin Turk, da unidade Eugênio de Melo. Para ele, o jogo de trilha é uma maneira de aprender brincando. “Foi muito divertido, não é em todo lugar que fala sobre alimentação saudável desse jeito”, afirma. 

Kelvin ainda conta que tudo que aprende na Fundhas leva para casa, e mesmo quando não se alimenta tão bem, procura formas para equilibrar. “Eu gosto de estrogonofe, mas depois sempre bebo bastante água e como fruta”, disse. 

Educação Ambiental 

As crianças colocaram a mão na terra e participaram do plantio e colheita de verduras, frutas e legumes. O resultado foi carrinhos cheios de alface e muito suco para a garotada. 

A nutricionista Ana Maria Lourençon, reforça sobre a importância de envolver todos os eixos para a construção de hábitos saudáveis entre os atendidos. “Aqui somos todos educadores, e o trabalho realizado pelos técnicos agrícolas é muito rico neste sentido, pois envolve as crianças em todas as fases do processo”, explica. 

A profissional finaliza dizendo que ações como essa contribuem para reforçar o trabalho nutricional realizado diariamente pela instituição. “O nosso objetivo é que todos tenham qualidade alimentar, por meio de um cardápio variado e boas iniciativas”.