Inscrições para curso de Cuidador de Idoso seguem até domingo

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ariane Caldas
Fundhas

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) está com oportunidades abertas para quem deseja ingressar na área da saúde. São 360 vagas para o curso de Cuidador de Idoso. 

Os interessados devem se atentar ao prazo de inscrição, que acaba neste domingo (22), às 22h. Para concorrer às vagas, é necessário se inscrever pela página do Qualifica São José ou pela Central 156.

O candidato deve ser morador de São José dos Campos há no mínimo dois anos, possuir Ensino Fundamental completo e ser maior de 18 anos.

Formação 

Oferecido no formato EAD, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) possui carga horária de 180 horas, e tem como objetivo capacitar o aluno no atendimento, cuidado, conforto e alimentação da pessoa idosa, além de observar e acompanhar possíveis alterações físicas do assistido. 

O acompanhamento das aulas é 100% online, e para a certificação é imprescindível que o aluno obtenha o mínimo de 75% de acompanhamento das aulas e alcance o rendimento exigido nas avaliações de cada módulo. 

A iniciativa é uma oportunidade de formar profissionais qualificados para atender a demanda do município e as mudanças da sociedade diante do aumento da expectativa de vida da população. 

Aprovação

Oferecido pela primeira vez em fevereiro, o curso despertou o interesse de diversas pessoas que buscam qualificação profissional por meio do Qualifica

É o caso de Adriana Lopes Godinho, que realizou dois cursos na área da saúde, ambos oferecidos pelo Cephas. Como está desempregada, Adriana conta que o curso foi uma oportunidade para melhorar o currículo e se qualificar de forma gratuita. 

A experiência foi avaliada de forma muito positiva. “O material foi bem explicativo, ótimos vídeos e textos”, contou. 

Além do Cuidador de Idoso, o Cephas conta com diversos cursos presenciais e à distância em diferentes áreas. Todas as oportunidades estão disponíveis na página do Qualifica São José.