Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Jovens encontram primeira oportunidade profissional na Fundhas


Primeiro Emprego- Programa Jovem Aprendiz

Ariane Caldas
Fundhas

A oportunidade do primeiro emprego vem acompanhada de muita responsabilidade e uma pitada de frio na barriga. As incertezas da adolescência tornam as escolhas ainda mais difíceis. Foi assim que os estudantes aprovados no programa Jovem Aprendiz da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) definiram as experiências de um processo seletivo. 

Durante dois meses, a Fundhas realizou a seleção e contratação de jovens de 16 a 18 anos para a primeira experiência profissional. O programa garante ao aprendiz, durante doze meses, formação profissional na área pelo qual está empregado. 

Ao todo foram 60 contratações para 10 empresas de São José dos Campos nos setores da indústria, comércio e serviços. As entrevistas aconteceram de forma remota ou presencial, e em todas as etapas os jovens foram acompanhados de perto pela equipe do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) responsável pelo programa. 

Entrevista

Na Fundhas há dez anos, Kaio Henrique Dias da Silva conta que ficou bastante nervoso durante a entrevista. “O meu processo seletivo foi totalmente online. Foi difícil, pois precisei me apresentar e contar algumas experiências.”

Durante a assinatura do contrato, Maria Aparecida da Silva Dias, mãe de Kaio, contou emocionada sobre a aprovação do filho. “Foi um alívio. Eu sempre digo que ele precisa agarrar todas as oportunidades que aparecem na vida dele para adquirir experiência e amadurecer.” 

Maria também disse que participou do programa Jovem Aprendiz pela Fundhas. “Sei o quanto essa oportunidade pode ser boa para o meu filho. Eu já estive no lugar dele. Eu estou muito feliz”, afirmou. 

Aos 17 anos, Kaio foi aprovado para uma empresa do setor farmacêutico e pretende seguir carreira na indústria química. 

Já Luan Vitor, atendido pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento Profissional (região sul), participou de uma entrevista presencial. O jovem contou que foi até a empresa para a realização da entrevista e viu que outras pessoas estavam disputando a vaga junto com ele. “Foi o meu primeiro contato com o mercado de trabalho, fiquei nervoso para falar porque haviam outras três pessoas para serem entrevistadas.” 

Apoio

Assim como os outros aprendizes, Luan também contou com a participação da mãe durante todo o processo seletivo. Para Patrícia dos Santos Araújo, o apoio neste momento é extremamente importante até que a nova rotina fique estabelecida.

“Como mãe, o sentimento é de satisfação por ver ele caminhando sozinho. Acho que é um momento importante também para ele dar mais valor ao trabalho e ter força de vontade”, disse Patrícia. 

Conquista 

Rafaelle Cristine, também contou animada sobre a nova conquista. “Fiquei muito feliz em ser contratada por uma empresa que é referência para mim. Eu já conhecia e fiquei encantada com o trabalho realizado”, afirmou. 

A estudante de 17 anos pretende cursar engenharia de produção, e tem grandes expectativas para o futuro. “Estou ansiosa para começar. Como aprendiz sei que posso conhecer um mundo novo de possibilidades, quero aproveitar para aprender e me desenvolver.” 

A jovem finaliza dizendo sobre a importância do programa e agradeceu à Fundhas pelas oportunidades.“Eu sou muito grata por tudo que vivi aqui, foram momentos preciosos para minha vida e carreira profissional.”  

Com início marcado para o dia 5 de abril, os jovens que participam do programa são motivados a avançar até o ensino superior e adquirem posturas profissionais e cidadãs.