Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

‘Primeira Chance’ inicia com curso sobre eventos na Fundhas


A sede da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no Parque Industrial (região sul), recebeu nesta segunda-feira (21) a primeira turma de alunos do Primeira Chance. O programa, em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de São José dos Campos, oferece cursos presenciais gratuitos para jovens que buscam o primeiro emprego ou desejam empreender.

Luciana Barbosa Sanefuji é proprietária de um restaurante japonês na cidade e aprovou a primeira aula do curso Noções de Organização de Eventos. Para ela, as oportunidades “são bacanas porque dão dicas de como aprimorar o meu negócio”.  “A aula foi muito proveitosa”, afirmou.

A munícipe Amanda Cristina Braga, também estava satisfeita por poder participar. “Pretendo abrir uma cafeteria e preciso de informações e planejamento para o meu empreendimento dar certo”, disse.  

Oportunidades

As turmas foram selecionadas e serão certificadas pelo Qualifica São José. Foram ofertadas 140 vagas em cinco cursos. A coordenação dos cursos é feita pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

As aulas vão até dezembro deste ano, nos espaços da Unidade Parque Industrial que atende adolescentes (com idades entre 15 e 18 anos).

Confira as datas de aulas e o conteúdo de cada curso.

– Noções de Organização de Eventos – Segundas-feiras, das 8h às 13h30. Nas aulas serão abordados temas como ações básicas para montar um evento (desde a fase de produção a logística e gestão do evento), etiqueta pessoal e profissional, entre outros.

– Técnicas de Comunicação Empresarial – Terças-feiras, das 8h às 10h30. Ler, interpretar e produzir textos empresariais e de outros gêneros, além de se expressar bem oralmente são alguns dos temas abordados. Os alunos também poderão aprender técnicas básicas de oratória.

– Noções Básicas de Eletricista – Terças e Quintas-feiras, das 8h às 10h30. Com o curso, os alunos poderão aprender a identificar conceitos básicos de eletricidade e manutenção elétrica residencial para efetuar pequenos reparos e/ou pequenas novas instalações elétricas, além de aulas de primeiros socorros em caso de acidentes. 

– Noções Básicas de CAD para a Construção Civil – Quartas e quintas-feiras, das 8h às 10h30 e 13h50 às 16h20. As aulas irão abordar, entre outros temas, a representação gráfica em duas dimensões de projetos de arquitetura e engenharia civil através do uso adequado de softwares específicos da construção civil.

– Noções Básicas de Almoxarifado – Quintas-feiras, das 8h às 10h30. Os alunos irão aprender a identificar as funções de um almoxarifado, bem como seu organograma, através dos conceitos e aplicações da área.

Fazendo a Diferença

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.