Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias

Alunos do Cephas têm aulas práticas no Parque Tecnológico


Paula Pessoa
Fundhas

Aprendizado prático em contato com tecnologia de ponta. As turmas de técnico em Mecânica e Eletrônica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) têm esta oportunidade por meio das aulas práticas, que acontecem em parceria com o Parque Tecnológico e a empresa Parkbots.

O Cephas alia prática à teoria ensinada para seus alunos. A parceria com o Parque Tecnológico possibilita que os estudantes tenham à disposição o Centro de Desenvolvimento em Manufatura Avançada, onde são ministradas as aulas. O objetivo é permitir o contato com o que há de mais moderno em algumas áreas da produção industrial.

Caroline Ferreira de Aguiar, 18 anos, faz o técnico em Mecânica inspirada no pai, que trabalha como ferramenteiro. “Quis seguir os passos dele, sempre me interessei por esta área”, diz.

A jovem conclui o curso no final deste semestre e está animada para começar a trabalhar na área e fazer faculdade de Engenharia. “A tecnologia está chegando e não tem como escapar. Gosto de mexer com máquinas e quero participar da evolução das empresas por meio da tecnologia. Aqui nossas aulas são diferentes e em contato direto com o mercado de trabalho”, conta Caroline.

Há cerca de dois anos, o aluno Richardson Alves, 21 anos, passou em terceiro lugar no Vestibulinho do Cephas para cursar o técnico em Mecânica. Hoje, prestes a concluir o curso, ele anseia por continuar os estudos e trabalhar na indústria.

“O Cephas é bem visto na região, tem qualidade no ensino e é sensacional podermos vir ao Parque e ter este contato com tecnologia. Quero me preparar para a indústria 4.0”, diz.

A aula diferente acontece sob orientação dos professores Valter Fonseca e Marcos Yoshio, além da equipe técnica do Parque, em meio a robôs e todo o maquinário avançado da Parkbots, escola e centro de integração que oferece cursos de robótica a estudantes, técnicos, universitários e engenheiros. Mais informações no site da empresa

A parceria

Para os técnicos do Cephas, a parceria com ambientes, salas e equipamentos de ponta, disponíveis no Parque Tecnológico, proporcionam maior aporte à realidade deparada no mercado de trabalho, possibilitando aos alunos e professores subsídios técnicos inovadores. 

Segundo o professor Mozart Bastos Camargo, responsável técnico do curso de Mecânica, a experiência só agrega ao currículo. 

“É muito bom para nossos alunos, que têm contato com a tecnologia mais atualizada possível. Eles também assistem aulas de robótica, onde aprendem mais sobre manufatura, além do aprendizado pelo contato com os profissionais”, observa Mozart.

“Toda a introdução e a parte teórica passamos em sala, lá no Cephas, aqui eles têm a prática. Uma experiência complementa a outra. Ter essa parceria é um diferencial e tanto para nossos alunos”, destaca o professor de Mecânica, Valter Fonseca.

O Cephas                                          

O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, a Fundhas atende crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades e projetos gratuitos no contraturno escolar em 14 unidades na cidade. 

Nos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que, por meio dos projetos, tiveram a possibilidade de realizar sonhos e buscar crescimento profissional.

Serviço – Aula Prática de Eletrônica
Local: Parque Tecnológico, que fica na Avenida Doutor Altino Bondensan, 500 – Distrito de Eugênio de Melo
Data: 23/5 (quinta-feira), das 8h30 às 10h30.