Militar da banda do DCTA realiza palestra para fanfarra da Fundhas

Trajetória de vida e conquistas por meio da música. Estes temas serão abordados para cerca de 60 crianças e adolescentes da fanfarra da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) durante palestra nesta sexta-feira (3).

O evento acontece na Unidade Jardim Paulista e conta com a presença de um ex-membro do grupo, o 1° Sargento músico da Banda do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), Ozéas de Paula, que irá partilhar sobre sua experiência de vida.

A palestra tem por objetivo propiciar um momento de integração e troca de aprendizados entre os alunos e profissionais da fanfarra, servindo ainda como uma motivação aos jovens músicos.

Dedicação e amor pela música

Há 28 anos, Ozéas ingressava na Fundhas. À época, tinha 13 anos de idade. Na instituição, passou quatro anos tendo aulas de teoria musical e sendo membro da banda. Hoje, Ozéas, que toca clarinete na banda militar, recorda carinhosamente dos eventos e competições musicais que participou, além dos passeios e as experiências vividas.

Com a base sócioeducativa recebida na Fundação, Ozéas conseguiu bolsa integral para concluir seus estudos e depois se formou como técnico em Processamento de Dados. A dedicação aos estudos foi determinante para que ele ingressasse na Aeronáutica, onde atualmente é militar de carreira da especialidade de música.

“Na Fundhas, aprendi a respeitar a diversidade e a conviver com as diferenças. Quando ingressei na banda de música do DCTA, coloquei em prática também os conhecimentos adquiridos na Fundhas. Tenho a convicção de que a instituição contribuiu muito na minha decisão pela carreira militar, mais especificamente como músico”, conta.

Talentos e Pratas da Casa

A Fanfarra da Fundhas desenvolve atividades de música e dança dentro de uma filosofia educacional, garantindo oportunidades do desenvolvimento de vocações artísticas às crianças e adolescentes da instituição. Durante o ano, o grupo se apresenta em eventos da instituição e do município.

A palestra do ex-aluno integra as ações do “Prata da Casa”, projeto da Fundhas lançado neste ano, que conecta as histórias de vida de funcionários que foram alunos da instituição com os atuais alunos.

Esta fase do projeto está aberta para os ex-alunos que se interessarem. A equipe responsável pelo Prata organiza um banco de dados de ex-alunos e organiza as ações. Os interessados podem preencher o formulário no site da Fundhas.

Serviço: Palestra com ex-membro da fanfarra para alunos
Data: 03/05 (sexta-feira), às 14h
Local: Unidade Jardim Paulista, que fica na rua Ana Gonçalves da Cunha, 351, Jardim Jussara.