Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Alunos do Cephas fazem manutenção de patrimônios


Há um ano, um grupo do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) trabalha na conservação do protótipo do avião Bandeirante, da réplica do avião 14 Bis e das maquetes da família Sonda, no Parque Santos Dumont. Agora, alunos e ex-alunos dos cursos de Manutenção de Aeronaves e de Eletrônica se preparam para a penúltima ação do projeto, que acontece neste sábado (31), a partir das 9h. 

O trabalho é resultado de uma parceria entre a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e a Secretaria de Manutenção da Cidade e realiza a preservação e manutenção dos patrimônios históricos da aviação, localizados na região central do município. O último encontro do grupo está previsto para o final de setembro.

Cuidado e aprendizado

Aos sábados, o Parque Santos Dumont vira um laboratório de aula a céu aberto para o grupo envolvido no projeto. A experiência contribui para o desenvolvimento, na parte prática, da aprendizagem dos estudantes e conta com a orientação do professor de Manutenção de Aeronaves, Gilmar Camargo.

“A ideia é que os alunos tenham contato prático com o que aprendem no curso e contato com o mundo aeronáutico. Além de reforçar a preservação de um patrimônio da cidade, que é como a capital da aviação”, diz.

Raphael Ribeiro Correa Rodrigues é um dos membros do grupo. O militar da Aeronáutica concluiu o técnico em Manutenção de Aeronaves no ano passado e participa desde o início do projeto.

“Participar disto tudo, ter contato com as aeronaves e com o público é de imensa gratidão para mim. Todos colocam a mão na massa e trabalham juntos. Para alguns, experiências deste tipo são o primeiro contato com o mundo profissional”, afirma.

“Os professores do Cephas sem dúvida são os melhores para capacitar os alunos, eles se dispõem todos os dias da semana, ajudam na prática e em projetos, para mim, nesse quesito o Cephas se supera”, conclui Raphael. As histórias e sonhos transformaram São José na Capital Nacional da Aviação. Nas asas da imaginação, quanto mais se sonha, mais alto se chega.

O projeto

Em julho de 2017, a réplica foi totalmente restaurada por ex-engenheiros da Embraer e alunos do curso de Mecânica de Aeronaves do Cephas, em trabalho coordenado pela Prefeitura, e foi devolvido ao Parque Santos Dumont, por ocasião do aniversário de 250 anos de São José dos Campos.

Melhor escolha

  • O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas fundada há 19 anos com a finalidade de oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio. A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos há 32 anos.
  • O objetivo do Centro é promover a integração às diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia, visando o permanente desenvolvimento de aptidões para uma vida produtiva e social, além de despertar e estimular a capacidade de visualização e resolução de problemas e espírito empreendedor.

Fique por dentro das ações que a Fundhas e o Cephas realizam em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC.

Serviço – Projeto de manutenção de aeronaves

Data: 31/08 (sábado), a partir das 9h

Local: Parque Santos Dumont, na Rua Engº Prudente Meireles de Morais, 1000 – Vila Adyanna