Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Projeto que simula entrevista de emprego orienta estudantes


Atualizado em 30/11/2023 – 14:39

Atividade visa treinar os jovens para o processo de seleção

Apresentação ensaiou as situações que ocorrem no mundo corporativo – Foto: PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

Como se portar numa entrevista de emprego? Essa e outras dúvidas puderam ser analisadas durante a apresentação de um projeto de alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Duas vezes por ano, os jovens com idade entre 16 e 17 anos passam por uma seleção do projeto Aprendiz. “Eles têm muita dificuldade na hora da entrevista, então pensamos em desenvolver algo voltado para esse processo para deixá-los mais familiarizados e ver que não é um bicho de sete cabeças”, explica Luzineide Quaresma, professora de recursos humanos.

A apresentação, no auditório da sede da Fundhas, foi organizada por um grupo de alunos, que apresentaram de forma teatral as diferentes situações que podem ocorrer durante as entrevistas de emprego.

Impressões

“A entrevista é uma coisa normal, eu passei por uma na semana passada e fui bem”, disse o aluno Miguel da Silva, de 16 anos. “Essa apresentação é uma oportunidade para o pessoal ver como é uma situação próxima da real.”

Hevelin Franco, da mesma idade, aprovou a ideia. “Tenho certeza que essa apresentação vai ajudar.”

Convidado para analisar as apresentações, o engenheiro mecânico Moisés Mendes, que trabalhou por 33 anos na Johnson & Johnson, ressaltou a importância da iniciativa. “As pessoas não podem ir para qualquer atividade sem ter um treinamento. Numa entrevista não adianta chegar cru. A escola tem que fazer isso que foi feito nessa atividade: treinar os jovens, mostrar como se portar numa entrevista.”

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas