Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Programa Certifica Cephas inicia primeira etapa com candidatos


24/11/2023 10:26

Objetivo é avaliar, reconhecer e certificar profissionais de São José dos Campos que já exercem determinadas atividades

O objetivo é avaliar, reconhecer e certificar profissionais de São José dos Campos que já exercem determinadas atividades – Foto: PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

Os candidatos do programa Certifica Cephas para a categoria Eletricista iniciaram nesta quinta-feira (23) a primeira etapa do processo de validação. Eles assistiram um vídeo institucional da Fundhas, palestras e tiveram entrevistas individuais.

O Certifica é uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos por meio do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). A ação está prevista no Plano de Governo Municipal 2021/2024.

O objetivo é avaliar, reconhecer e certificar profissionais de São José dos Campos que já exercem determinadas atividades e necessitam da certificação para exercício profissional, inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

O Cephas realizará periodicamente os processos de certificação profissional. Nesta primeira fase foram oferecidas 30 vagas para cada uma das profissões a serem certificadas:

⦁ Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
⦁ Pedreiro
⦁ Porteiro e Vigia
⦁ Pizzaiolo
⦁ Recreador

Oportunidade

Thiago Campos, morador da região norte, já atua na área como auxiliar de eletricista. Ele acredita que o Certifica vai ajudá-lo profissionalmente. “Nós já temos conhecimento na parte prática, mas também fiz curso de eletricista residencial, de NR 10. Essa certificação pode me ajudar a abranger um mercado de trabalho maior, já que terei um certificado do Cephas autorizado pelo MEC.”

Joyce Pereira trabalha como eletricista há seis anos. Ela está empolgada para passar pelo processo de certificação. “Muito interessante e necessário. O trabalhador só ganha, pois essa certificação abre portas e consolida o trabalhador em sua área.”


O resultado final será divulgado nos dias 6 e 8 de dezembro
Processo

Para obterem a certificação, os candidatos passarão por etapas de avaliação, iniciando com uma entrevista para levantamento da história profissional e educacional. Em seguida, serão feitas atividades teóricas e práticas para verificar as competências profissionais.

Cada candidato terá acompanhamento individual para avaliar o desempenho das atividades.

Os profissionais que passarem pelo processo receberão diploma, certificado, histórico e atestado de reconhecimento de competências profissionais.

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas