Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

População comparece aos eventos do Dia da Independência


Atualizado em 07/09/2023 – 19:07

Desfile da Independência 7 de Setembro

Joseenses de todas as idades comemoraram a data nacional – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Governança

Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram o desfile em comemoração ao Dia da Independência nesta quinta-feira (7) em São José dos Campos. O tradicional evento cívico-militar, que celebrou os 201 anos da emancipação do Brasil de Portugal, foi realizado na Rua 15 de Novembro, que foi revitalizada após as obras de melhorias.

A solenidade, organizada pela Prefeitura, começou com o hasteamento de bandeiras na Orla do Banhado, que teve a presença de autoridades e convidados, além da Banda de Santana, que tocou o Hino Nacional.

Em seguida, 34 grupos desfilaram pela Rua 15 de Novembro. Ao todo, foram 8 mil participantes, entre militares, civis, estudantes e membros de entidades e órgãos públicos. 

Além de igrejas, repartições municipais e grupos de escoteiros, cavaleiros e dança japonesa, estiverem presentes as seguintes representações: DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica), Tiro de Guerra, Fundhas, Cephas, Senai, Sesi, Urbam, Cruz Vermelha, CTG (Centro de Tradições Gaúchas), Jipeiros e Jeep Clube, Clube dos Motociclistas e Sociedade Vale-Paraibana de Cães Pastores-Alemães.

Tradição

Em um ambiente familiar, o público vibrou com as apresentações. “Eu lembro de sempre vir com meu pai quando era criança, e neste ano eu trouxe minha filha pela primeira vez”, contou Evandro Bezerra dos Santos, que também estava ao lado da mulher. “Nasci e fui criado aqui em São José, e é gratificante ver como a Rua 15 ficou bonita.”

A recepcionista Maria Clara, de 17 anos, veio acompanhada de toda a família para assistir de pertinho o primo desfilando pelos escoteiros. “Quando era mais nova, também participava do desfile, e é maravilhoso vir aqui hoje com o pessoal para celebrar essa data tão importante.”

Infraestrutura

Aproximadamente 250 profissionais trabalharam na organização do evento, entre controladores de acesso, agentes da mobilidade e funcionários da limpeza urbana. A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal garantiram a ordem e segurança pública do desfile, que transcorreu com tranquilidade.

Houve reforço nas linhas de transporte público, sonorização em toda a extensão do desfile e área reservada para pessoas com deficiência, além de 4 ambulâncias para atendimento de emergência e banheiros químicos à disposição da população.