Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Unidades da Fundhas recebem novos alunos nesta segunda-feira


07/08/2023 17:07

Crianças frequentam a Fundhas no contraturno escolar

Crianças iniciaram aulas nas unidades da Fundhas – Foto: Divulgação

Henrique Macedo
Fundhas

A volta às aulas nas 10 unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) espalhadas por São José dos Campos teve muita animação nesta segunda-feira (7). Cerca de 460 novos alunos de 6 a 14 anos foram recebidos por professores e funcionários.

Na unidade Parque Industrial, as crianças conheceram a unidade e fizeram atividades em sala.


Giovana e Israel, ingressantes na Fundhas Unidade Parque Industrial – Foto: Divulgação

“Um amigo meu estuda aqui e disse que eu iria gostar muito”, diz Israel de Oliveira, de 10 anos. Giovana de Oliveira, de 10 anos, ficou impressionada com a unidade. “Achei a Fundhas muito grande e bonita. Pretendo ficar aqui alguns anos”, disse.


No refeitório, pausa para o lanche da tarde e para um rápido descanso

Atendimento

A Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José, tem atualmente 4.602 atendidos, de 6 a 18 anos, realizando atividades no contraturno das aulas das escolas em 13 unidades espalhadas por todas as regiões da cidade.
É o recorde de alunos desde 2016, quando teve início a série histórica.

Fundhas
Alunos: 2.366 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos
Unidades: 10
Como funciona: As atividades teóricas e práticas são realizadas no contraturno das aulas nas escolas, com quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde
Eixos norteadores das atividades:
• Esporte e lazer
• Arte e cultura (música, dança e artes visuais)
• Cultura maker favorece o aprendizado de maneira inovadora, participativa, coletiva, tecnológica, divertida e sustentável)
• Promoção da saúde e da cidadania
• Acompanhamento pedagógico (raciocínio lógico e linguagens educomunicativas)

Como se inscrever na Fundhas:
• O novo processo seletivo será aberto no final de 2023. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundhas ou pelo 156 (telefone, site e aplicativo). Podem se inscrever crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

Critérios:
• A criança ou adolescente precisa estar matriculada e com frequência regular em estabelecimento oficial de ensino. A criança ou adolescente é atendida a partir do 1º ano do ensino fundamental (a partir dos 6 anos) até completar 16 anos e 11 meses.
• A família precisa residir em São José dos Campos há pelo menos dois anos.


Cephas
Para as idades subsequentes, a Fundhas conta com o Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que desenvolve educação profissional, iniciando com a empregabilidade dos adolescentes, dos 15 aos 18 anos, atendendo em quatro unidades, com a possibilidade de ingresso no ensino formal técnico, via Vestibulinho do Cephas.

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas