Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Delegação da ISU visita Fundhas e Cephas nesta sexta


04/08/2023 – 16:11

Henrique Macedo
Fundhas

Uma delegação da ISU (International Space University) visitou nesta sexta-feira (4) as instalações da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

O grupo participa do SSP23 (Space Studies Program), o maior evento de estudos espaciais do mundo, que está sendo realizado na cidade.


Visitantes fizeram um tour pelas salas e laboratórios da Fundhas – Foto: Adenir Britto/PMSJC

A visita, que durou cerca de duas horas, teve início na sede da Fundhas, onde os visitantes puderam ter contato com os atendidos e conhecer o trabalho desenvolvido no maior programa social da Prefeitura de São José dos Campos.

A direção da Fundhas recepcionou os visitantes no auditório, onde assisitiram a uma apresentação institucional da fundação. Em seguida conheceram a sala de Cultura Maker, onde interagiram com os atendidos.

Um dos pontos altos da visita ocorreu na quadra, com uma apresentação de um pequeno grupo da Banda da Fundhas. Os visitantes se encantaram com o desempenho dos jovens músicos.


Parte da Banda da Fundhas tocou para a delegação – Foto: Adenir Britto/PMSJC

O grupo conheceu também as salas Lions e Google para ver o processo de aprendizagem das crianças.

Para fechar a visita na Fundhas, uma parada para apreciar as delícias produzidas pela equipe e alunos da Padaria.


A doutora e engenheira irlandesa Niamh Shaw ficou impressionada com o que viu. “Sou uma das palestrantes da International Space Studies Program (Programa Internacional de Estudos do Espaço), tenho visitado muitos países e não tinha visto ainda uma escola como essa, com programas voltados para o ensino de música e outras atividades. Encontrei muito amor, comprometimento e paixão para fazer a diferença. É um privilégio estar aqui, sou grata à Fundhas por nos receber tão bem”, disse.

Cephas

No Cephas, a delegação visitou os laboratórios de Enfermagem, Química e Lab Maker. Nicole de Almeida, de 22 anos, cursa o 2º Módulo. Ela acompanhou o grupo durante a visita e atuou como intérprete. “Está sendo muito bom porque estou tendo a oportunidade de praticar o meu inglês e explicar porque eu gosto tanto do Cephas, é um curso muito bom”, disse.

Jovens do Cephas no laboratório de Química – Foto: Adenir Britto/PMSJC

O jovem estudante holandês Tobias participa do ciclo de estudos espaciais da ISU (International Space University). Ele elogiou o que viu. “Gostaria de ter tido uma oportunidade de ter estudado numa escola como essa, de fazer projetos e usar as ferramentas de ensino como as que vi aqui”.

Estudos espaciais

O SSP é considerado o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado 5.400 profissionais de mais de 110 países.

É um programa intensivo de dois meses realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo. Ele oferece aos participantes uma experiência única e abrangente de desenvolvimento profissional, que contempla todos os aspectos de programas e empreendimentos espaciais.

Esta é a primeira vez que o SSP é realizado no Brasil e a segunda vez que acontece em um país da América Latina, em 35 anos de existência.
O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023.