Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Volta às aulas no Cephas é marcada por emoção e aplausos


Novos alunos são recebidos com aplausos no Cephas – Foto: Divulgação

Henrique Macedo
Fundhas

Emoção, ansiedade e alegria marcaram o retorno das aulas no Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). A já tradicional recepção dos novos alunos foi um dos pontos altos desta segunda-feira (24). Os ingressantes são recebidos com aplausos num corredor formado por professores e funcionários. Em seguida, participam de uma palestra sobre o Cephas e as novas perspectivas que se abrem para eles.

Cerca de 900 alunos retornam às aulas nesta semana na instituição de ensino.

Ana Beatriz Silva, de 18 anos, moradora do Jardim República, zona Sul, ficou sabendo do Cephas por amigos. “Tenho amigas que fazem e resolvi me inscrever também. Quero fazer curso Técnico de Enfermagem e, depois, faculdade de Enfermagem. É muito bom, quero muito.”

Já Wesley Renato, de 29 anos, já trabalha numa fábrica de borracha, mas quer aprimorar seus conhecimentos. “Procurei o Cephas porque tenho a possibilidade de crescer profissionalmente e agregar para mim.”

Retorno

Depois de algumas semanas de folga, o grupo de colegas tinha muito assunto. “Eu estava com saudade deles. Mas também ansiosa, né. Sempre bom voltar às aulas”, comemora Caroline Gomes, de 19 anos, que faz o curso de Química. 

Raí Mota, de 16 anos, cursa Eletrônica. Ele está feliz em rever os colegas de curso. “Está sendo bem divertido, em casa não tinha nada pra fazer. Aqui faço as matérias que eu gosto. Pretendo estudar Engenharia Eletrônica futuramente.”

Cephas

O Cephas é uma instituição educacional implantada em São José dos Campos há 23 anos, mediante convênio entre os governos federal e municipal, por meio do Programa de Expansão da Educação Profissional do Ministério da Educação.

É mantido pela Prefeitura de São José, por meio da Fundhas, e tem como finalidade oferecer educação profissional, com cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e cursos técnicos de nível médio.

Atualmente, oferece mais de 3.000 atendimentos mensais. Tem cerca de 400 jovens no programa Aprendiz e 900 alunos em cursos técnicos.

Oferece aos munícipes, ainda, mais de 1.000 atendimentos em Formação Inicial e Continuada nos Centros de Inovação Sul (Parque Industrial), Norte (Santana) e Leste (Eugênio de Melo), mais de 100 vagas de cursos presenciais nos Polos Cephas Parque Tecnológico e Sul e cerca de 1.500 vagas em cursos EAD (Educação à Distância) mensalmente.

Neste ano, o número de vagas oferecidas chega a 16.474 em cursos presenciais e na modalidade a distância. Em 2021 e 2022, foram abertas 32.831 oportunidades. A ampliação da oferta de cursos pelo Cephas integra o Plano de Gestão 2021-2024.

O ingresso no Cephas é realizado através dos Vestibulinhos. O próximo está programado para o mês de novembro. 

Cephas

Endereço: Rua Tsunessaburo Makiguti, 399, no Floradas de São José, na região sul de São José dos Campos
Telefone: (12) 3934-1995
Mais informações: www.cephas.org.br