Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Competição de Cultura Maker anima OlimpíaDHAS da Fundhas


Competição de Cultura Maker (lançamento de foguetes) das OlimpíaDHAS

Atividades de construção e lançamento de foguetes feitos com garrafas PET desafiaram alunos de 10 unidades da Fundhas – Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

As OlimpíaDHAS da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em São José dos Campos, vão além das competições esportivas.

Nesta quinta-feira (22), foi realizada disputa de Cultura Maker no Parque da Cidade envolvendo 196 alunos de 10 unidades presentes em todas as regiões.

Os adolescentes de 12 a 15 anos foram desafiados a construir, nas aulas e durante período de 20 minutos no dia da competição, foguetes feitos com garrafas PET e materiais recicláveis. Tiveram, ainda, que lançá-los o mais distante possível.

Foram dois lançamentos por equipe, com as distâncias sendo somadas para definição do vencedor. 

O time da unidade Centro foi o campeão, somando 153,3 metros. Em segundo lugar, ficou a equipe da turma da manhã da unidade Putim (região sudeste), com 142,52 metros. A terceira colocação foi obtida pela turma da tarde da unidade Alto da Ponte (região norte), com 132,9 metros.


Triunfo. Alunos da unidade Centro venceram a competição. Foto: PMSJC

Aprendizado com diversão

A competição de Cultura Maker das OlimpíaDHAS agitou as unidades da Fundhas, promoveu a difusão dos conhecimentos de forma lúdica e mobilizou alunos, professores e gestores.

Integrante da equipe campeã, Vitória Ferreira, de 14 anos, vibrou com a conquista.

“Estamos muito felizes. Foi muito legal construir os foguetes e participar da competição de lançamento. As aulas e atividades de Cultura Maker são ótimas. Aprendemos sempre coisas diferentes e que nos desafiam”.


Cenário. Disputa foi realizada em meio às palmeiras do Parque da Cidade. Foto: PMSJC

Inovação

As aulas e atividades de Cultura Maker são diferenciais dos eixos socioeducativos e estão presentes em todas unidades da Fundhas, que possuem salas específicas para estas ações.

A partir dos 6 anos de idade, os atendidos têm contato com ferramentas, sistemas e inovações como óculos de realidade virtual, robótica sustentável,  Lego (brinquedos de montar) e laboratórios modernos, entre outros.

O objetivo é favorecer o aprendizado de maneira participativa, coletiva, tecnológica, divertida e sustentável. 

O conceito reforça o ‘faça você mesmo’, possibilitando novas e significativas experiências, potencializando o contato com diversas culturas e o desenvolvimento da autoconfiança, do vínculo e do espírito crítico para resolução de problemas através de novas ferramentas.

“A Fundhas se alinhou com o que há de mais moderno em termos de educação e aprendizado no mundo. Com as atividades de Cultura Maker, nossos atendidos são incentivados a desenvolver a autonomia, a criatividade e a produção do próprio conhecimento”, afirmou o responsável pela Cultura Maker na Fundhas, Ezequiel Tadeu de Oliveira.


Competição saudável. OlimpíaDHAS une os atendidos. Foto: PMSJC

OlimpíaDHAS

Objetivo: Ampliar a integração entre os alunos das 10 unidades da Fundhas

Período: De 28 de abril a 12 de outubro de 2023

Principais modalidades esportivas: Atletismo, basquetebol, voleibol, futsal, queimada, pebolim e tênis de mesa

Diferenciais: Competições de Soletrando e de cultura maker (construção e lançamento de foguetes feitos com garrafas PET e materiais recicláveis)

Empreendedorismo social: Também serão realizadas diversas ações de empreendedorismo social junto às comunidades dos entornos das unidades da Fundhas. Serão realizadas campanhas sobre reciclagem de lixo, orientações de combate a doenças e plantio de árvores