Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Novidades

Beneficiárias do Primeira Chance conquistam empregos


Programa Primeira Chance - Módulo "Profissionais para a Indústria do Futuro"

Beneficiários do programa Primeira Chance e funcionários da Gerdau; duas jovens da edição deste ano foram contratadas como jovens aprendizes da empresa – Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

O ano de 2023 ainda está longe de terminar, mas já está sendo especial para as jovens Raiane Cristine da Silva, de 18 anos, e Mírian Lopes da Silva, de 20 anos.

Após participarem do programa Primeira Chance, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), elas já estão trabalhando como jovens aprendizes na fábrica da Gerdau no município.

Raiane está atuando no setor de Logística, enquanto Mírian conquistou vaga na área de Almoxarifado.

Em seus primeiros empregos, durante um ano elas terão direito a registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas garantidos, como salário mínimo hora, 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias, auxílio alimentação e auxílio transporte, além de certificações em todos os cursos que frequentarem durante a vigência dos contratos.

Gratidão. Raiane agradeceu apoio da Fundhas. Foto: PMSJC

Motivação

Raiane e Míriam querem alçar voos ainda mais altos, sendo efetivadas na Gerdau para seguir os passos de Raiane Rodrigues Negrão, que entrou na empresa como jovem aprendiz após se formar como técnica em Mecânica pelo Cephas e hoje é estagiária universitária da área de produção.

Junto com a equipe de Recursos Humanos da Gerdau, ela esteve no auditório da sede da Fundhas em abril último para motivar os 40 jovens da edição deste ano do programa Primeira Chance na busca pelo ingresso no mercado de trabalho.

Na ocasião, foi realizado processo seletivo, que resultou nas contratações de Raiane e Míriam.

“Estou muito feliz de ter ingressado na Gerdau como jovem aprendiz e quero aprender bastante para ser efetivada. Agradeço à Fundhas por ter me dado esta oportunidade de conseguir o primeiro emprego”, disse Raiane.

“Aprendi muito com o programa Primeira Chance. Achei incrível ter sido escolhida pela Gerdau e vou aproveitar ao máximo esta chance”, afirmou Mírian.

Sonho. Mírian quer ser efetivada na Gerdau. Foto: PMSJC

Futuro melhor

Gerente de Pessoas da Gerdau Fábricas SP, Fabiana Santos Doroteia Sanches destacou a importância dos jovens aprendizes para a empresa.

“Esta oportunidade é uma forma de empoderar e possibilitar a construção de um futuro melhor. A primeira chance profissional oferece muitos aprendizados, auxilia na formação de excelentes profissionais e também contribui para pessoas mais conscientes de seus papéis na sociedade”.

Vidas transformadas

Implantado em 2017, o programa Primeira Chance é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Fundhas, o Cephas e entidades como Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba), ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José, Senai (Serviço Nacional da Indústria), Senac (Serviço Nacional do Comércio) e CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), entre outras, e com empresários voluntários.

Apenas nos últimos três anos, foram beneficiados 326 munícipes de todas as regiões da cidade.

A manutenção e ampliação do atendimento dos jovens na capacitação para o primeiro emprego através do programa Primeira Chance são compromissos cumpridos do Plano de Gestão 2021-2024.

Emancipação social

Desde 2017, o programa Jovem Aprendiz da Fundhas já beneficiou 2.138 adolescentes e jovens de todas as regiões de nossa cidade com vagas de emprego em 45 empresas parceiras.

Atualmente, o programa beneficia 478 adolescentes e jovens, que estão atuando em diversas áreas de atuação em empresas parceiras da Fundhas.