Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Empresas contratam mais de 150 jovens aprendizes da Fundhas


Admissões do programa Jovem Aprendiz - março de 2023

Os 156 novos jovens aprendizes terão contrato de um ano com as empresas com registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas garantidos – Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

O ano de 2023 começou com novas oportunidades de melhoria de vida para 156 alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e de cursos técnicos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) que iniciaram, nesta semana, contratos de trabalho de um ano com 21 empresas parceiras de São José dos Campos por meio do programa Jovem Aprendiz.

Os estudantes, de 16 a 22 anos, terão direito a registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas garantidos, como salário mínimo hora, 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias, auxílio alimentação e auxílio transporte, além de certificações em todos os cursos que frequentarem durante a vigência dos contratos.

Eles se juntam aos 322 estudantes que continuam no programa, chegando a 478 jovens aprendizes que estão trabalhando atualmente.

Desde 2017, o programa Jovem Aprendiz da Fundhas já beneficiou 2.138 adolescentes e jovens de todas as regiões de São José com vagas de emprego em 45 empresas parceiras.

João Marcos foi efetivado na Embraer após passar pelo programa. Foto: PMSJC

Sonho realizado

Jovens que já passaram pelo programa têm se destacado no mercado de trabalho da cidade.

É o caso de João Marcos Frazão Coutinho, que tem 18 anos e foi efetivado, neste ano, como operador logístico na Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) após um ano de contrato como jovem aprendiz.

“Eu e meus pais ficamos muito felizes. É muito gratificante saber que com esforço, dedicação e vontade consegui fazer valer a pena”.

Aluno da Fundhas desde os 13 anos, Coutinho também fez cursos técnicos de almoxarifado e logística no Cephas que contribuíram para seu desenvolvimento profissional.

Ele considera que os aprendizados obtidos na Fundhas e no Cephas o ajudaram muito na conquista do primeiro emprego.

“Estudar na Fundhas e fazer cursos no Cephas foram oportunidades fantásticas de conhecer gente nova, professores novos, atividades novas e fazer muitas amizades. Não foi fácil, mas estudei e aprendi bastante. Sou grato a todos que me ajudaram nesta longa caminhada”.

Elaine ficou um ano na Johnson. Foto: PMSJC

Primeiro emprego

Já Elaine Aparecida Cardoso Messias, que tem 18 anos e mora na Vila São Pedro, na região central de São José, concluiu no último dia 31 de março seu contrato de um ano de trabalho como jovem aprendiz na Johnson & Johnson.

“O programa Jovem Aprendiz me deu a oportunidade de ter meu primeiro emprego. Aprendi como funciona uma empresa, a ser mais profissional e a ter mais responsabilidade”, afirmou a jovem que estudou na Fundhas desde os 11 anos.

Vestibulinho do Cephas

Quem está em busca de capacitação profissional tem uma ótima oportunidade.

Tiveram início no último dia 4 as inscrições para o Vestibulinho do Cephas, o maior da história da instituição, com 520 vagas em cursos técnicos gratuitos de nível médio para as turmas do segundo semestre de 2023.

Além do maior número de vagas da história, também haverá o maior número de cursos ao mesmo tempo. Serão oito no total: Administração (120 vagas), Comércio (80 vagas), Enfermagem (40 vagas), Mecânica (80 vagas), Eletrônica (40 vagas), Química (40 vagas), Eventos (40 vagas) e Edificações (40 vagas).

Outra novidade será o curso de Especialização Técnica em Enfermagem no Trabalho. Desde 2016 que não era aberto um curso de Especialização no Cephas.

As inscrições prosseguem até o próximo dia 15 de maio e devem ser feitas pelo site da empresa Origem Concursos, organizadora do Vestibulinho, mediante o pagamento de taxa de R$ 19 até o próximo dia 16 de maio, por meio de boleto gerado automaticamente no ato da inscrição.

edital completo está disponível no site da Fundhas e do Cephas.