Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Formatura no Cephas coroa histórias de superação


Formatura de 150 alunos de cursos do CEPHAS

Alegria, emoção e orgulho marcaram a formatura de 141 alunos em seis cursos técnicos do Cephas – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

A linda tarde de sol deste sábado (25) iluminou a formatura de 141 alunos de seis cursos técnicos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), mantido pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

A emocionante cerimônia, realizada no ginásio poliesportivo da sede da Fundhas, no Parque Industrial, na região sul, foi mais um capítulo com final feliz de histórias de superação e vidas transformadas de estudantes das turmas de 2021 e 2022 dos cursos de Administração; Edificações; Mecânica; Química; Comércio; e Mecânica de Aeronaves GMP (Grupo Motopropulsor).

Eles já saem do Cephas com uma profissão. Mais do que isto, com conhecimentos que propiciarão novas conquistas e voos ainda mais altos.


Formandos comemoraram muito com suas famílias. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Vida transformada

Uma das belas histórias de reconstrução de trajetória foi protagonizada por Luciana Araújo, de 45 anos.

Concluir o mesmo curso feito por dois de seus cinco filhos foi a coroação do esforço de quem teve que lutar muito para vencer problemas pessoais que a afastaram do trabalho de 12 anos como professora de dança da Fundhas e do convívio com os familiares e amigos.

A redenção começou em 2022, quando passou no Vestibulinho do Cephas. 

“Não via perspectivas de voltar ao mercado de trabalho, até porque já tinha 44 anos. Ingressar no Cephas foi o começo de uma nova fase de vitórias. Com apenas quatro meses de curso, já havia conseguido emprego como auxiliar administrativa em uma empresa”, disse Luciana.

“Estou cursando Serviço Social. Assim que me formar, quero voltar a trabalhar na Fundhas, agora como assistente social. Com meu trabalho, quero retribuir tudo que a Fundhas e o Cephas fizeram por mim”, completou.


Luciana, a família e o diploma: celebrando a redenção. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Comemoração em família

A alegria da formatura neste sábado foi compartilhada com o pai, a mãe, o irmão e o namorado, que a viram dar a volta por cima.

“Estou muito orgulhoso da minha filha. A Luciana é um exemplo de superação para todos nós. Ela nos inspira”, afirmou o aposentado Nívio Correia de Araújo, de 70 anos.


Camille e o prêmio de melhor aluna do curso de Química. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Jovens aprendizes

Quem também viveu um dia especial foi Camille Eduarda Silva de Souza, que tem 18 anos e ganhou o prêmio Lavoisier como melhor aluna do curso de Química. 

“Não esperava ganhar o prêmio. Estou muito feliz. Ter estudado no Cephas será fundamental na minha vida profissional”.

Através do Cephas e do programa Jovem Aprendiz, desde o mês passado ela está trabalhando na fábrica da Johnson & Johnson, a exemplo de Cauan Vinícius Mendes Barbaglio, que tem 18 anos e se formou no curso técnico de Mecânica.

“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. O curso no Cephas agregou muitos conhecimentos, que irei usar na minha vida profissional”, disse Barbaglio.