Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

População aprova oportunidades do programa Agente Cidadão


Primeiro dia de trabalho da nova turma de 100 jovens do programa Agente Cidadão. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-02-2023

No primeiro dia de trabalho, os agentes cidadãos receberam orientações sobre o trabalho que irão executar em prol da população – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

A população de São José dos Campos aprova o programa Agente Cidadão, realizado pela Prefeitura por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Nesta quinta-feira (16), no primeiro dia de trabalho da nova turma de 100 jovens de 16 a 19 anos, munícipes que estiveram no Paço Municipal elogiaram a ação implementada com o objetivo de auxiliar os beneficiados com a primeira oportunidade de capacitação profissional.

“Muito legal esta iniciativa. É importante dar oportunidade para os jovens, ainda mais neste momento de pós-pandemia”, disse o pedreiro Silvano Pereira, que tem 47 anos e mora no Parque Industrial, na região sul.

“A Prefeitura está de parabéns por ter criado o programa Agente Cidadão. Estes jovens vão ter chance de aprender e de lidar com o público. Isto os ajudará a ter um futuro melhor”, afirmou a dona de casa Talia Luciano, que tem 31 anos e reside no Bom Retiro, na região leste.


O primeiro ato da turma do Paço foi subir a rampa. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Aprendizado

Aos 17 anos, Rafael Gramacho de Almeida está empolgado com a chance de fazer parte do programa. Ele atuará na Secretaria de Gestão Habitacional e Obras.

“Estou muito feliz e animado. Vai acrescentar muito no meu currículo e será fundamental para meu futuro profissional. É um grande orgulho poder trabalhar em uma Prefeitura como a de São José, uma das mais importantes do Brasil”.

Responsável por receber e orientar os seis jovens que irão desenvolver ações na Secretaria de Gestão Habitacional e Obras, a escriturária Clara Maria Quinsan Santucci considera que a convivência com os agentes cidadãos é benéfica para os funcionários da Prefeitura e para a população.

“Aprendemos muito com os jovens da primeira turma e estamos felizes de poder conviver com os novos agentes cidadãos. Eles são muito úteis. Quem ganha é a população”.


Josué recebeu o apoio e o carinho da mãe. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Capacitação

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão é mais um um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

O objetivo é auxiliar na inserção de adolescentes e jovens de 16 a 19 anos em atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal, propiciando a eles a primeira oportunidade de qualificação profissional.

Para todo o apoio necessário, o programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.