Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Programa Agente Cidadão muda trajetórias de vida


Acolhida da nova turma de 100 jovens do programa Agente Cidadão. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 15-02-2023

Os 100 jovens da nova turma do programa Agente Cidadão começam a trabalhar nesta quinta-feira (16) – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

Ao lado da mãe, que homenageou tatuando seu nome no braço esquerdo, e do irmãozinho de 1 ano e 1 mês, Miguel (nome fictício) tem no olhar o brilho da determinação de quem deseja dar a volta por cima e se redimir dos erros do passado.

Aos 17 anos, ele é um dos 100 novos beneficiados do programa Agente Cidadão, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Nesta quarta-feira (15), um dia após concluir o cumprimento de medida socioeducativa de oito meses na Fundação Casa de Jacareí, ele esteve na sede da Fundhas, no Parque Industrial, na região sul, para o primeiro encontro da nova turma.

Ele e seus 99 colegas –no grupo tem outro adolescente de 17 anos também egresso da Fundação Casa de Jacareí – começam a trabalhar nas unidades da Prefeitura nesta quinta-feira (16) por um período de seis meses.

Redenção

Mais do que a conquista da primeira oportunidade de qualificação profissional, é a chance de Miguel (nome do irmão com quem tem muita afinidade) reconstruir sua trajetória de vida, longe dos erros que o privaram da liberdade e do convívio com a família.

“Estou muito feliz em ter sido selecionado para o programa Agente Cidadão. Não vou desperdiçar esta oportunidade de me redimir perante minha família e a sociedade”, disse Miguel.

O adolescente, que mora com a família no Jardim Imperial, na região sul,  pretende concluir os estudos –ele está no primeiro ano do ensino médio– e abrir um salão de beleza para trabalhar como cabeleireiro.

“Errei, mas já paguei o que devia. Agora, é vida nova. Quero ter um bom futuro para ajudar minha mãe e meus irmãos”.

Nova chance

Grávida de seis meses do oitavo filho, a dona de casa Verônica Dias, de 33 anos, não tem dúvida de que o programa Agente Cidadão será um marco na vida de Miguel e da família.

“Só temos a agradecer à Prefeitura por dar esta oportunidade ao meu filho logo após ele sair da Fundação Casa. Será muito bom para o Miguel e para toda nossa família”.

Primeiro emprego

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão é mais um um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

O objetivo é auxiliar na inserção de adolescentes e jovens de 16 a 19 anos em atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal.

A nova turma começa a trabalhar nesta quinta-feira (16), permanecendo em suas funções até o próximo dia 16 de agosto. 

Para todo o apoio necessário, o programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.