Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Programa Agente Cidadão abre portas de emprego


Primeira Turma do Programa Agente Cidadão. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 27-01-2023

Agentes cidadãos e seus familiares celebraram, nesta sexta-feira (27), os aprendizados e conquistas dos seis meses de programa – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

As atividades da primeira turma de 100 beneficiados do programa Agente Cidadão, em São José dos Campos, terminam no próximo dia 15 de fevereiro, mas as oportunidades de emprego e estágio já são realidade na vida dos jovens de 16 a 19 anos.

Na manhã desta sexta-feira (27), a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) realizou solenidade para celebrar as conquistas e destacar as histórias de sucesso e superação.

O auditório da sede da instituição, no Parque Industrial, na região sul, ficou lotado, em evento marcado pela emoção dos agentes cidadãos e seus familiares.

Dos 100 jovens, 11 já conseguiram emprego e 3 estão fazendo estágio. Mas todos são vitoriosos, já que encerram os seis meses de atividades com experiências práticas que os ajudarão no acesso ao mercado de trabalho e às faculdades que pretendem cursar.

Ao final da cerimônia, foi realizada oficina de currículos conduzida por profissionais da Fundhas e do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Funcionários do PAT (Posto de Amparo ao Trabalhador) também participaram, detalhando os serviços gratuitos de trabalho e renda e as possibilidades atuais do mercado de trabalho de São José para ampliar o potencial de empregabilidade desta primeira turma.


Fernando Calixto já está empregado. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Nova vida

As histórias de sucesso servem de motivação para a nova turma de 100 agentes cidadãos, que começarão a trabalhar nos órgãos e secretarias da Prefeitura no próximo dia 16 de fevereiro.

É caso de Fernando Antonio Barbosa Castilho, que tem 19 anos e mora na Vila Tesouro, na região leste.

Dos seis meses do programa Agente Cidadão, ele só ficou três porque já está trabalhando, desde novembro do ano passado, como auxiliar admninistrativo em uma empresa fornecedora de alumínios, localizada na região sul da cidade.

“Sou grato pela oportunidade de ter participado do programa Agente Cidadão que, para mim, foi de grande importância. Coloquei em prática e aprendi a lidar com o atendimento ao público, que é a função que venho desempenhando também dentro da empresa em que estou atuando”.


Anderson e a mâe Elizabeth: estágio na Câmara. Foto: PMSJC

Futuros promissores

Anderson Henrique Gimenez, que tem 16 anos e reside com a mãe e dois irmãos na Vila São Geraldo, na região norte, já está fazendo estágio na Câmara de São José. O vínculo será de dois anos e ele espera que se transforme em emprego.

“Aprendi muito e vou utilizar em toda a minha vida os conhecimentos adquiridos no programa. Se não fosse o Agente Cidadão, não teria conseguido este estágio na Câmara”, disse Gimenez.

“A Prefeitura está de parabéns. É um programa sensacional, que abriu para o Anderson e para os outros jovens a perspectiva de um futuro brilhante”, afirmou a mãe do jovem, a auxiliar de serviços gerais Elizabeth Gimenez da Silva, que tem 50 anos.


Kemily Kaylane fazendo currículo: sonho de ser advogada. Foto: PMSJC

Capacitação

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão é mais um um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

A nova turma de 100 jovens terá acolhida institucional na Fundhas no próximo dia 15 de fevereiro, com início das atividades no dia seguinte.

O objetivo do programa é auxiliar na inserção de adolescentes e jovens de 16 a 19 anos em atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal.

A duração de cada turma é de seis meses. Entre as possibilidades para o desenvolvimento profissional, estão previstas atividades durante quatro dias da semana por quatro horas.

Uma vez por semana, haverá qualificação profissional do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) na modalidade ensino a distância, com carga horária de 160 horas.

Para todo o apoio necessário, o programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.