Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Programa Agente Cidadão alimenta sonhos em São José


Inserção de novos agentes cidadãos da Fundhas

Mirella exibe, com orgulho, sua camiseta de agente cidadã; ela e outros 99 jovens começarão suas atividades no próximo dia 16 de fevereiro – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

Com os olhos brilhando e com a alegria estampada no rosto após receber sua camiseta de agente cidadã, a adolescente Mirella de Andrade Cesário, de 16 anos, já vislumbra um futuro melhor para ela e seus familiares, que residem no Jardim Valparaíba, na região leste de São José dos Campos.

“Estou feliz de ter sido selecionada e muito animada. É a primeira vez que vou trabalhar. Espero que o programa Agente Cidadão seja a minha porta de entrada para o mercado de trabalho.”

A partir do próximo dia 16 de fevereiro, ela irá realizar atividades práticas na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão pelo período de seis meses.

Nova vida

O sonho de ter sua vida transformada também motiva João Vítor Pereira Souza, que tem 16 anos e mora no Jardim Nova Michigan, na região leste.

Aluno da unidade Eugênio de Melo da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), nesta quarta-feira (25) ele esteve na sede da instituição para a formalização de seu ingresso no programa Agente Cidadão, a exemplo de Mirella e outros jovens de 16 a 19 anos.

O processo de apresentação de documentação e recebimento do uniforme será concluído nesta quinta-feira (26).

“O ano de 2023 começou com esta grande notícia. É o início de um futuro que acredito que será muito bom”, disse Marcos, que também atuará na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Ao ouvir o depoimento do filho, a auxiliar de limpeza Adrina Eufrázio Pereira, de 44 anos, viu um filme passar por sua cabeça.

“Meus outros três filhos estudaram na Fundhas, que deu a eles muitas oportunidades. A instituição foi fundamental na formação e preparação deles para o futuro. Tenho certeza de que o mesmo acontecerá agora com o João Vítor”, afirmou Adrina.

Encontro final

Os 100 jovens da primeira turma do programa Agente Cidadão, que começaram suas atividades em agosto de 2022 com encerramento no mês que vem, participarão do último encontro nesta sexta-feira (27).

O evento, que também contará com oficina de elaboração de currículos, começará às 8h30 e será realizado na sede da Fundhas (rua Santarém, 560, no Parque Industrial, na região sul).

Desenvolvimento profissional

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão é mais um um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

A nova turma terá acolhida institucional na Fundhas no próximo dia 15 de fevereiro, com início das atividades no dia seguinte.

O objetivo do programa é auxiliar na inserção de adolescentes e jovens de 16 a 19 anos em atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal.

A duração de cada turma é de seis meses. Entre as possibilidades para o desenvolvimento profissional, estão previstas atividades durante quatro dias da semana por quatro horas.

Uma vez por semana, haverá qualificação profissional do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) na modalidade ensino a distância, com carga horária de 160 horas.

Para todo o apoio necessário, o programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.