Profissionais da Fundhas aprovam cursos de qualificação

Ao todo mais de 420 profissionais serão capacitados até janeiro – Foto: PMSJC

Ariane Caldas
Fundhas

Os profissionais da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) estão avaliando positivamente os cursos de formação em várias áreas que a instituição tem oferecido em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem).

Para Cibele Manholer, coordenadora pedagógica do Cephas (Centro de Educação Profissional), o curso de Liderança apresenta o que se faz no dia a dia. “O que estamos fazendo na aula é uma revisão de várias ações que sabemos na teoria e não percebemos se estamos aplicando, por isso é importante essa revisão dos conceitos”, explica.

Os cursos estão sendo aplicados a todos os colaboradores da Fundhas, e os temas foram direcionados de acordo com as atribuições do dia a dia, para melhor aproveitamento dos assuntos e aplicação dentro da rotina. 

Ao todo serão mais de 130 horas de formação, distribuídas em oito cursos e vai contar com a participação de mais de 420 profissionais entre professores, educadores, gestores, supervisores e administrativos. 

O supervisor de serviços gerais, Celio Moraes, também participou da capacitação e de acordo com ele, o curso “amplia e agrega muito conhecimento na nossa área”. As aulas em sua opinião são bem interessantes e feitas em grupo com os colegas de trabalho, “onde todos conhecem o trabalho do outro e cada um expõe o que faz, é bem dinâmico”, declarou.

A instrutora de formação do Senai, Patrícia Cazotti, contou que os participantes se mostraram bem interessados, já que vivem os conceitos cotidianamente. “Eles já são líderes, então é uma atualização do que esses profissionais já realizam”. Foram feitas várias atividades e questionários durante o curso, onde houve identificação de perfil de acordo com os tópicos, como autoconhecimento e automotivação.

As aulas serão realizadas em grupos até o início de janeiro, durante o expediente normal dos colaboradores, sem necessidade de horas excedentes. 

Parceria Positiva para comunidade

A parceria entre a Fundhas e o Senai ampliou muito neste ano, e iniciou com a oferta de cursos de qualificação profissional para a população de São José dos Campos por meio do programa Portas Abertas Fundhas. Os cursos são oferecidos no período noturno gratuitamente.